Alunos do IF Goiano Campus Avançado Catalão participam da 3ª Etapa do Campeonato Goiano de Orientação

Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 17h44 | Última atualização em Sexta, 13 de Março de 2020, 11h09 | Acessos: 874

A orientação é uma modalidade esportiva de corrida, que utiliza a própria natureza como campo de jogo. Neste esporte, o praticante passa por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola.

Uma grande virtude desta prática é a junção das habilidades físicas e intelectuais do atleta, que em seu percurso, deve conciliar a corrida com a leitura do mapa nas tomadas de decisão.

Os alunos, do 2° ano do curso Técnico Integrado em Mineração do Instituto Federal Goiano – Campus Avançado Catalão, João César da Costa Correia, Laiane Reis Ferreira, Marya Eduarda Fernandes Lopes e Vilmar Tristão Duarte Filho, acompanhados das professoras Canuele Adamiane Tiago Pachêco e Isthar Sofia Franzoi, participaram no último domingo de outubro (27/10), da 3ª Etapa do Campeonato Goiano de Orientação realizado na zona rural entre os municípios de Ipameri e Caldas Novas, no estado de Goiás.

Na competição os alunos completaram pistas de 2800 metros, compostas de 9 pontos de passagem (prismas), empregando o conhecimento de leitura de mapas e utilização de bússolas adquirido por eles nos cursos de iniciação ao esporte, promovidos pelo IF Goiano Catalão juntamente ao Clube de Orientação Entre Rios (COER). Ao final do evento, os atletas foram premiados com medalhas.

“O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes” Leandro Flores