Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Saiba como será o retorno presencial das atividades acadêmicas

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 17 de Novembro de 2021, 14h11 | Última atualização em Quarta, 24 de Novembro de 2021, 15h12 | Acessos: 959

No dia 10 de novembro, quarta-feira, iniciaram as aulas presenciais para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, em regime de ensino híbrido. Nesse momento, contamos com a participação de psicólogos para falar sobre técnicas para reduzir os efeitos da ansiedade, tivemos a participação de um Biomédico que passou diversas orientações sobre o uso das máscaras e outras formas de evitar a transmissão do vírus. Foi muito importante para esclarecermos algumas dúvidas sobre o retorno gradual e seguro das atividades presenciais. 

As atividades letivas dos cursos superiores e subsequentes seguirão ocorrendo de forma não presencial no Moodle, com possibilidade de oferta de atividades práticas previamente autorizadas pela Gerência de Ensino e Coordenações de Cursos do Campus.

 

Veja alguns apontamentos desse tira-dúvidas:

As turmas terão aula em turno único (vespertino) das 13h30min às 16h30min. Cada turma terá aula em um dia da semana específico, dependendo do curso e do ano, conforme o cronograma disponibilizado a seguir: https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vSuXdsngm8lwugPmcjA03SMcb2QaSfKo8ShnIcVw_bfDrmW4HCkZLvF6Cp3n4ecj0s69UFkzEQ99Xmk/pubhtml 

As atividades presenciais (híbridas) são apenas uma transposição local de transmissão das aulas síncronas, via meet, a partir da casa do professor,  para atividades síncronas transmitidas a partir da instituição. Os estudantes que optaram pelo retorno presencial acompanharão as aulas no IF, enquanto que os demais acompanharão virtualmente e em casa. Vale destacar que atividades assíncronas, não presenciais, devem seguir a organização já proposta e serão realizadas pelos estudantes no ambiente virtual de aprendizagem (AVA-Moodle), tanto por aqueles que optaram pelo retorno às atividades presenciais, quanto pelos que optarem pela permanência no ensino remoto. 

‌Duas salas de aulas (131 e 132) foram destinadas às atividades presenciais, por possuírem as condições sanitárias adequadas, janelas amplas e ventilação natural, e também por possibilitar acesso à internet, garantindo a transmissão das atividades letivas aos estudantes que permanecem no ensino remoto.

‌No dia de atividade presencial, o estudante terá três encontros, de 50 minutos cada, com intervalos de 10 minutos na troca de aulas.  Assim, o discente permanecerá na instituição das 13:30 às 16:30. Ressalta-se que o período de permanência do estudante no campus, de 3 horas, dispensa a necessidade de alimentação e reduz a demanda de circulação interna, atendendo assim as orientações de saúde e os protocolos de segurança.

OBS-1: As atividades presenciais/híbridas ocorrerão no contraturno, não sobrepondo à rotina dos momentos síncronos do ensino remoto, que acontecem no período matutino. 

OBS-2: A alocação das aulas será feita conforme especificado no item anterior. 

Os pais ou responsáveis pelos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio deverão preencher o Termo de Consentimento, disponível no link: https://forms.gle/s3RT6zTbRGNya6WB6.

Estarão dispensados do retorno às atividades letivas presenciais os estudantes que se enquadram na tabela de comorbidades prioritárias prevista no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a COVID-19, 6ª edição (Versão 3) de 28/04/2021. (Clique aqui e veja a tabela de comorbidades: https://drive.google.com/file/d/1m7XOwcYpjw_MeJZidg3BaVlJ4FxE5JvT/view?usp=sharing

Acesse os documentos de Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19: Plano de Contingência e a Cartilha de Consulta Rápida para obter orientações de prevenção do contágio pela Covid-19.

Nas salas de aula, serão respeitados o limite de ocupação e o distanciamento entre os estudantes, previstos no Plano de Contingência. A cartilha para o retorno presencial pode ser consultada em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/Atualizada_Cartilha_Consulta_R%C3%A1pida.pdf 

O acesso ao Campus é permitido apenas com o uso de máscara. Já foi recomendado, aos estudantes,  que se traga, além da máscara em uso quando da chegada, uma máscara reserva para troca na metade do turno de aula.

O Campus conta com dispensers com álcool em gel em vários locais, inclusive nas salas de aula, para que estudantes e servidores possam fazer a higienização constante das mãos.

Os estudantes devem trazer sua própria garrafa ou copo, pois é proibido o uso de bebedouros convencionais, preconizando o uso dos bebedouros com torneiras, apenas para abastecimento de garrafas e copos individuais. 

A cantina está fechada no período das atividades, por esse motivo, pedimos que cada estudante leve o próprio lanche.

Para as atividades práticas e que precisam do uso de computadores será disponibilizado um espaço com 16 máquinas em funcionamento e com acesso a internet.

A limpeza do ambiente será realizada sempre após a finalização das aulas para cada turma específica como, por exemplo, quando o 1° ano de informática finalizar as suas aulas às 16h30min na segunda-feira. Além disso, o espaço ficará limpo e fechado com intervalo de um dia.

A instituição forneceu duas máscaras de tecido para cada docente e estudantes. Materiais para higienização e desinfecção das mãos também serão fornecidos na instituição, bem como cartazes e avisos explicativos. Os equipamentos adicionais como, por exemplo, protetores faciais ou luvas devem ser adquiridos pelos docentes/discentes. 

Fim do conteúdo da página