PARCERIA DE SUCESSO: IF GOIANO E JA ACHIEVEMENT

Publicado: Quarta, 24 de Novembro de 2021, 14h11 | Última atualização em Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 12h53 | Acessos: 401

A JA - Junior Achievement é a uma ONG de educação empreendedora para crianças e jovens, abordando prática em negócios, economia e empreendedorismo. Com mais de 100 anos de existência, está presente em 120 países e em 24 estados do Brasil.

Vários projetos de Extensão têm sido desenvolvidos com estudantes de diferentes campi do Instituto Federal Goiano por meio desta parceria. Através da JA, tivemos a participação de outras instituições para o desenvolvimento de ações, como o programa Montando Sua Carreira (STEM - Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática) para alunas do Ensino Médio, Innovation Camp (Mapah - Goiânia), JA Startup (John Deere - Catalão/GO, SP e RS) e JA Startup (Fundação Casas Bahia).

Destaque-se aqui, o projeto online “Desafio”, promovido no período de junho a novembro de 2021 pela Fundação Casas Bahia e Junior Achievement Rio de Janeiro, que envolveu 3 mil jovens com idade entre 15 e 24 anos da rede pública do ensino médio de todo o Brasil, com o objetivo de promover a aprendizagem, a criatividade e estimular o empreendedorismo. Estes jovens tiveram que criar do zero e em grupos, 600 propostas de startups, conhecendo conceitos, ferramentas e se preparando para um mercado de trabalho inovador, desenvolvendo habilidades e conhecimentos necessários para transformar suas ideias em uma solução para melhorar a vida das pessoas.

Nos termos do regulamento, o Desafio Fundação Casas Bahia premiaria os jovens integrantes das 60 Startups melhor avaliadas e beneficiaria as equipes “destaques” mediante a aceleração de suas startups por 6 meses pela Distrito (Plataforma de Inovação para Grandes Empresas, Startups e Investidores). Os jovens foram divididos em grupos e turmas (blocos) e, para cada turma, houve 3 aulas e 3 mentorias, visando à criação das propostas. Para a Fase Semifinal, utilizou-se do Demo Day (dia de demonstração), selecionando-se uma equipe de cada turma para a Etapa Semifinal, num total de 60 equipes e, para a Fase Final, foram escolhidas 10 Startups. A premiação foi em dinheiro para cada integrante das equipes classificadas, da seguinte forma: o valor de R$ 300,00 (trezentos reais) do 11º ao 60º lugar; R$ 600,00 (seiscentos reais) do 4º ao 10º lugar; e R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) do 1° ao 3° lugar, mais aceleração por um período de 6 meses.

O IF Goiano teve destaque nesse Desafio

Vários alunos e alunas dos cursos Técnicos em Informática e Mineração Integrados ao Ensino Médio do Campus Avançado Catalão participaram desse “Desafio Fundação Casas Bahia”. A Startup NA MÉDIA, de duas alunas do 2º Ano de Informática, Dejaíne Silva e Joyce Aparecida Batista, ficou classificada entre as oito melhores e, também, será acelerada pela empresa Klixs, parceira da JA Rio de Janeiro. A Klixs é uma aceleradora de negócios e startups do Grupo Mercadata, fundada em 1990, sediada na cidade do Rio de Janeiro.

É um marketplace - espécie de shopping center virtual, um aplicativo - focado em moda midsize, ou seja, para mulheres que não se vêem nem gordas nem magras, estando, portanto, na média. As mulheres midsizes encontram muita dificuldade no momento de comprar suas roupas, devido ao fato da pouca oferta nas numerações que costumam vestir (40 ao 48). Por meio do marketplace Na Média, as mulheres irão inserir suas medidas no cadastro e o aplicativo fornecerá roupas que caibam em seu corpo, independente da numeração. Além do aplicativo, a cliente terá o apoio do site da Na Média.

A ideia inicial foi da Joyce, que relatou... “Confesso que não confiei muito na ideia, mas ao compartilhar com Dejaíne e nossa mentora Amanda, consideramos ser promissora. Daí em diante, a proposta se deslanchou”. “Estamos muito felizes com essa grande oportunidade, com todas as conquistas e pelas felicitações. Muito obrigada”, disse Dejaíne.

A Equipe IF Goiano se sente honrada pela participação de todos os/as estudantes envolvidos nestas ações de Extensão e parabeniza as duas alunas pelo sucesso alcançado. Parabéns!