Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Campus Ceres faz primeira entrega de álcool em gel

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 27 de Março de 2020, 13h24 | Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2020, 11h55 | Acessos: 2133

Produto é resultado de parcerias com usinas da região e prefeituras de três municípios. Produção será de 40 a 50 litros semanais

Por Tiago Gebrim
Fotos: Aliny Cunha

 

 

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou nesta sexta-feira, 27 de março, a entrega da primeira remessa de álcool em gel produzido na unidade, um total de 45 litros. O produto foi entregue aos municípios de Carmo do Rio Verde, Rialma e Rubiataba, que são parceiros na proposta. A previsão é a produção de 40 a 50 litros por semana, a partir do início de abril, que serão destinados aos municípios interessados.

A cerimônia simbólica teve presença de representantes dos três municípios, que contribuíram com o fornecimento de insumos para a produção, e da CRV Industrial e Cooper-Rubi, usinas de Carmo do Rio Verde e Rubiataba, respectivamente, que doaram o etanol, matéria-prima para produção. Agora, com o álcool em gel em mãos, as prefeituras irão fazer a destinação do produto aos estabelecimentos e entidades que necessitarem, com foco naqueles em que se concentra a população de risco, como abrigos de idosos.

O diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus, agradeceu as parcerias com os municípios e com a CRV Industrial, destacando a importância da união para a superação de momentos de crise como o que estamos vivendo agora. Ele lembrou a relevância do trabalho científico para o desenvolvimento da sociedade, ilustrando o realizado pelos servidores da unidade, que descobriram uma formulação alternativa para produção do álcool em gel.

Em nota, a secretária municipal de Saúde de Carmo do Rio Verde, Eloísa Liégio, pontuou que a "iniciativa do IF é de extrema relevância" e que, já a primeira remessa "será distribuída aos profissionais Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, visto que são trabalhadores externos e o risco de acidentes com o álcool líquido é maior”. Para a Secretaria Municipal de Planejamento e Saúde de Rialma, "a parceria visa atender a comunidade rialmense, e o produto será utilizado no Hospital de Rialma, em postos de saúde e no prédio da prefeitura", afirmou Aline Santos, que é titular da pasta.


Desafio na formulação –
A produção do álcool em gel envolveu uma equipe multidisciplinar de professores, contemplando as áreas de Agronomia, Ciências Biológicas e Química. Na última semana esses profissionais precisaram testar diversas formulações e avaliar os resultados. É que logo de início eles enfrentaram um desafio: o carbopol, espessante comumente usado para fazer o álcool em gel, está em falta no mercado.

“Devido à falta dos espessantes, nós realizamos inúmeros testes com diferentes polimerizantes, a fim de propor uma formulação alternativa. Por fim acertamos nesta, com uso do polímero alternativo, que viabilizamos hoje para as prefeituras e para a CRV. A vantagem é que a formulação que viabilizamos é mais barata, mas estamos ainda realizando mais testes a fim de melhorar esta primeira fórmula”, conta Beatriz Nogueira, docente da área de Química envolvida na produção.

 

 

 

Ascom Campus Ceres

Fim do conteúdo da página