Durante pandemia, Assistência Estudantil mantém ações essenciais aos estudantes

Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 09h25 | Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 12h15 | Acessos: 1049

Pagamento de auxílios e atendimento remoto à saúde, além de distribuição de alimentos do PNAE, compõem as principais atividades da AE no período

Por Tiago Gebrim
Fotos: Fabiana Hassel

Desde o início do período de isolamento social, na segunda quinzena de março de 2020, as aulas e outras atividades presenciais no Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foram suspensas, atendendo às determinações governamentais de saúde. Contudo, não significa que o campus tenha parado suas atividades, que, em diversos departamentos, permanecem com execução normal, ou até mais acentuada.

Um exemplo é a Gerência de Assistência Estudantil (GAE), responsável por diversos aspectos relativos à vida do estudante dentro da Instituição, como assistência à saúde, acompanhamento disciplinar e coordenação das residências e restaurante estudantis. A pasta tem agido de forma integrada, mesmo com a equipe em situação de trabalho remoto, a fim de manter atividades que influenciam diretamente os estudantes, como pagamento de auxílios e atendimento social e à saúde.

Mesmo dentro do campus, enquanto as aulas presenciais permanecem suspensas, a GAE tem acompanhado reformas e adequações que estão sendo realizadas em salas e departamentos, a fim de atender melhor os estudantes quando do retorno das aulas. Para saber mais, conversamos com a gerente à frente da Assistência Estudantil, Fabiana Hassel, que nos trouxe um panorama dos trabalhos realizados.

Ascom – Como foi a retomada dos pagamentos dos auxílios estudantis?

Fabiana Hassel – Os editais [de auxílios permanência e transporte] foram finalizados antes do início da pandemia, porém a reunião para assinatura dos termos não foi realizada e os pagamentos dos auxílios ficaram comprometidos. Durante a pandemia, saiu uma determinação da reitoria que autorizava o pagamento destes auxílios, devido a sua compatibilidade com o auxílio conectividade. Sendo assim, a Direção-Geral do Campus Ceres, através da Portaria nº 106, de 5 de maio de 2020, autorizou a retomada do pagamento dos auxílios estudantis. Os primeiros pagamentos foram realizados no início de junho de 2020, sendo pagos os auxílios estudantis referentes ao mês de abril (retroativo) e maio.

Ascom – Quais são as mudanças no Núcleo de Atenção à Saúde e Setor de Alimentação e Nutrição?

Fabiana Hassel – Recebemos uma cadeira odontológica e uma autoclave [equipamento de esterilização] para o Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), e equipamentos internos para o refeitório estudantil. E o mais importante: a reforma do novo bloco do NAS já iniciou, e quando retornamos ao trabalho presencial acredito que estará tudo pronto para receber os estudantes com estruturas mais modernas e apropriadas para o atendimento à Saúde.

Ascom – Além do NAS, houve manutenção ou substituição de equipamentos em outros locais?

Fabiana Hassel – Foi realizada também manutenção em todos os equipamentos do Laboratório de Musculação, de forma geral. Além disso, o próprio prédio também passará por reformas de manutenção.

Ascom – Sabemos que a GAE tem prestado atendimento aos estudantes durante o período de isolamento social. Como são realizados estes atendimentos, e que tipo de serviços eles têm abrangido?

Fabiana Hassel – Os atendimentos à saúde física e mental, assim como de Assistência Social, estão sendo realizados de forma remota via redes sociais desde o início da pandemia. Caso o estudante ou servidor necessite dos atendimentos, deve agendar através do e-mail assistenciaestudantil.ce@ifgoiano.edu.br ou do telefone institucional da AE, 62 98521 4937.

Ascom – Como foi a distribuição das cestas básicas aos estudantes em situação de vulnerabilidade social?

Fabiana Hassel – As cestas básicas são denominadas kits alimentação. Foram selecionados 40 estudantes da região do Vale do São Patrício que se encontram em situação de vulnerabilidade social para receber os kits. A seleção foi realizada de acordo com a renda familiar (até 1 salário mínimo e meio) e a proximidade do Campus Ceres. Existe a possibilidade de entregar os kits mensalmente à essas mesmas famílias, mas estamos no processo de verificação do estoque de alimentos. No momento, realizamos apenas uma entrega. Os kits alimentação são compostos por alimentos adquiridos com o recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que já estavam estocados no período anterior à quarentena imposta pela pandemia.

Fabiana Hassel e Manoel Marçal, da GAE, durante distribuição dos kits alimentação

Ascom Campus Ceres