A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Retorno presencial e gradual: perguntas e respostas

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 08h25 | Última atualização em Quinta, 25 de Novembro de 2021, 12h52 | Acessos: 562

Confira aqui as principais dúvidas e respostas sobre o retorno presencial e gradual do Campus Ceres do IF Goiano


1. Qual será a data de início da oferta de aulas presenciais de forma gradual?

  • Graduações: retorno misto a partir de 10 de novembro;
  • 3ªs séries dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: retorno misto a partir de 29 de novembro;
  • Cursos técnicos concomitantes/ subsequentes: retorno misto a partir de 29 de novembro;
  • 2ªs e 1ªs séries do Ensino Médio Técnico: retorno misto a partir de 04 de janeiro de 2022;
  • Pós-graduações: retorno misto a partir de 04 de janeiro de 2022, mas com possibilidade de aulas práticas a partir de 08 novembro.


2. Há previsão para o retorno presencial pleno de todas as aulas (etapa verde)?

O planejamento do Campus Ceres é de retornar, de forma plena, apenas no semestre letivo de 2022/1, ou seja, a partir de março de 2022.


3. Haverá revezamento de turmas para as aulas presenciais?

O revezamento de turmas poderá ser adotado, caso o espaço físico da aula não comporte o quantitativo de estudantes que desejam retornar ao presencial, a depender da disciplina/aula.


4. Como serão definidas as disciplinas a serem ofertadas presencialmente?

A definição das disciplinas será realizada pelo Colegiado/Conselho de Curso, obedecendo aos seguintes critérios:

  • docentes que estejam aptos ou não ao trabalho presencial (Instrução Normativa Nº 90, de 28 de setembro de 2021, do Ministério da Economia);
    demanda discente em relação à disciplina;
  • particularidades de disciplinas que possam causar retrabalho e sobrecarga ao docente;
  • conflitos de horários que inviabilizem a oferta presencial de disciplinas pelo docente;


5. Como ficarei sabendo quais disciplinas serão oferecidas de forma presencial ou remota e seus respectivos horários?

Os horários relativos às disciplinas presenciais e remotas serão divulgados a cada 15 dias em nosso portal. Confira os horários já disponibilizados logo acima, na pergunta nº 1.


6. As aulas presenciais serão oferecidas nos mesmos horários em que estavam previstas no regime remoto?

Não. Inicialmente as aulas estão sendo planejadas para serem realizadas em até dois dias por semana. Cada curso, portanto, oferecerá aulas presenciais em dois dias específicos da semana, sendo que as disciplinas dos cursos integrais serão oferecidas apenas no período matutino.


7. Durante a oferta de disciplinas em regime misto (etapa amarela, com aulas presenciais e remotas), poderei mudar a minha opção de estudo, caso me sinta mais seguro?

Sim, poderá alterar. Conforme o previsto na autodeclaração. Caso haja mudança de escolha, pelo estudante ou responsáveis legais, entre aulas presenciais ou remotas, deverá comunicar a instituição de ensino com 7 dias de antecedência, para haver o enquadramento no novo regime de atendimento, desde que haja disponibilidade de atendimento pelo Campus.


8. Caso opte pelo não retorno às aulas presenciais, poderei participar pelo menos das aulas práticas?

Não. Para a participação de qualquer aula presencial é necessário o preenchimento da autodeclaração informando o desejo do retorno.


9. Nesta etapa de regime misto de aulas (etapa amarela, com aulas presenciais e remotas) haverá reprovação por faltas?

Não. A reprovação por faltas somente será considerada a partir do retorno pleno ao presencial (etapa verde).


10. Estou matriculado em disciplinas cujos horários estão em choque. Como ficará minha situação?

Ao longo do período de etapa amarela (regime de aulas presenciais e remotas) não haverá prejuízo de conteúdo ao estudante matriculado em disciplinas com choque de horário, uma vez que os conteúdos serão postados de forma assíncrona no Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle.


11. O retorno às atividades acadêmicas presenciais é obrigatório aos estudantes?

Ainda não. É opcional ao estudante o retorno ou não às aulas presenciais enquanto não ocorrer a retomada integral (Etapa Verde).


12. Haverá alteração quanto às atividades avaliativas no período de regime misto de aulas (etapa amarela, com aulas presenciais e remotas)?

Não. As atividades avaliativas permanecerão ocorrendo pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle, obedecendo às mesmas regras vigentes durante o período de aulas não presenciais.


13. A autodeclaração deve ser preenchida por todos os estudantes?

Quem deseja retornar às aulas presenciais, é obrigatório o preenchimento do documento, para os demais é essencial no sentido de se realizar um melhor planejamento das aulas. O documento pode ser encontrado neste link e a forma de entrega conforme informações da notícia acima.


14. Se o estudante estiver afastado pela Covid, terá acesso às atividades?

Sim, todas as disciplinas manterão seus conteúdos e atividades avaliativas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle. Neste caso, o estudante poderá ainda apresentar atestado médico ao registro escolar, resguardando seu direito à realização das atividades em novo prazo.


15. As disciplinas que serão ofertadas de forma presencial terão momentos síncronos online?

Na semana que a disciplina for oferecida presencialmente não haverá momento síncrono online. As demais semanas ocorrerão normalmente.


16. Quais serão os horários de aulas?

As aulas dos cursos de Bacharelado em Agronomia, Bacharelado em Zootecnia e Técnicos Integrados ao Ensino Médio serão das 8h às 12h.
As aulas dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química, Bacharelado em Sistemas de Informação e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, serão das 19h às 23h.


17. Como ficará o transporte e participação de estudantes de outras cidades?

Foi enviado ofício pela Direção-Geral às cidades circunvizinhas de Ceres informando sobre retorno às aulas. Nesse sentido, cabe aos municípios ou aos estudantes providenciar o transporte necessário às atividades presenciais.


18. Quando o alojamento e o refeitório voltarão a funcionar?

Não há previsão de retorno durante o ano de 2021.


19. Quando a cantina voltará a funcionar?

A cantina estará aberta a partir do dia 08 de novembro.


20. Quais são os horários de expediente dos demais setores da Instituição?

Matutino: 7h às 11h;
Vespertino: 13h às 17h;
Noturno: escala conforme o horário das aulas e sob agendamento.

 

>>> Acesse a notícia Retorno às aulas presenciais: conheça os pontos mais importantes

 

 

Ascom Campus Ceres/ Diretoria de Ensino Campus Ceres

Fim do conteúdo da página