Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Estudantes visitam o Centro de Referência em Logística Reversa de Cristalina

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 01 de Julho de 2025, 17h52 | Última atualização em Terça, 01 de Julho de 2025, 17h53 | Acessos: 169

Estudantes do 2º e 3º ano do Curso Técnico Integrado em Agronegócio

O Grupo de Estudos em Economia (ECOA), formado por estudantes do 2º e 3º ano do Curso Técnico Integrado em Agronegócio do IF Goiano – Campus Cristalina, organizaram e participaram nesta segunda-feira (30 de junho) de uma aula diferente. Acompanhados pela professora Yasmine Mendonça (Economista e orientadora do grupo ECOA) e pelo professor Álvaro Candido (Engenheiro Agrícola), os estudantes realizaram uma visita ao Centro de Referência em Logística Reversa da Prefeitura de Cristalina, inaugurado recentemente.

A atividade integrou os conteúdos da disciplina de Logística e Comercialização de Produtos Agrícolas e proporcionou uma oportunidade de reforço dos conhecimentos teóricos trabalhados em sala de aula. Durante a visita, os estudantes puderam compreender na prática os processos envolvidos na gestão de resíduos sólidos, além de conhecer novas informações sobre o destino adequado de materiais como vidros, lâmpadas, pneus, eletrônicos, pilhas, óleo de cozinha usado e outros itens que não devem ser descartados no lixo comum.

Os profissionais que receberam o grupo destacaram a importância da logística reversa também para o meio rural, já que a correta destinação dos resíduos é uma exigência para a obtenção de licenças ambientais. Além disso, ressaltaram que os futuros profissionais do agronegócio precisam estar preparados para lidar com essas exigências, que vêm crescendo tanto por parte da legislação quanto da sociedade, tornando o conhecimento sobre o tema indispensável para quem atua no setor produtivo.

O Centro de Referência em Logística Reversa é um marco para a sustentabilidade no município. Inaugurado recentemente, o espaço tem como objetivo apoiar cooperativas, promover a educação ambiental e incentivar práticas sustentáveis, como a logística reversa, que contribui para um futuro mais responsável do ponto de vista ambiental.

A implantação do projeto foi liderada pela Gestora de Resíduos Sólidos Jéssica Matoshima, com apoio da Prefeitura de Cristalina, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria de Agricultura e de toda a gestão municipal. A visita também contou com o apoio da APAN (Associação de Proteção Ambiental Nacional), parceira essencial na efetivação da logística reversa no município.

Para a estudante Juliana Miranda, do 2º ano, a visita foi essencial para compreender os destinos corretos dos resíduos: “A logística reversa hoje é vital para as indústrias, pois além de obrigatória por lei, visa um futuro melhor. Aprendemos, na visita, que alguns materiais são transformados em outros, como pneus utilizados na fabricação de cimento e também que até os não recicláveis podem ser tratados de forma segura, como quando são utilizados filtros durante a queima.
Já a estudante Hytauanny , do 3º ano, destacou que aprendeu mais sobre a destinação correta dos resíduos, "(...)e que a logística reversa está presente não só para o consumidor, mas também para a indústria" pois (...) "temos que ter um método para reduzir os danos que são causados no meio ambiente e na população".
A estudante Manuela destacou que "A experiência de visitar um centro de referência em logística reversa foi realmente fascinante e muito enriquecedora. Fomos recebidos por profissionais, prontos para compartilhar seus conhecimentos sobre gestão de resíduos e práticas sustentáveis. Uma parte especialmente interessante foi quando conversamos com os especialistas sobre os desafios enfrentados na área da logística reversa. Eles compartilharam casos reais de sucesso e também as dificuldades que ainda precisam ser superadas, o que nos deu uma visão realista do campo. Ao final da visita, saímos não apenas com um conhecimento mais profundo sobre o tema, mas também inspirados a adotar hábitos mais sustentáveis. Essa experiência foi um lembrete poderoso da importância de cuidar do nosso planeta e do papel que cada um de nós pode desempenhar na construção de um futuro mais sustentável".

O IF Goiano – Campus Cristalina agradece à Prefeitura Municipal, à secretária Jéssica Matoshima e à APAN pela recepção calorosa e pela oportunidade de proporcionar aos nossos alunos uma vivência prática tão significativa, que alia educação, sustentabilidade e responsabilidade social.
À população que pretende fazer o descarte correto de seus resíduos sólidos, o endereço do Centro de Referência é: Avenida Copacabana, quadra 35, lote 25, bairro Rio de Janeiro. Para a população (pessoa física), o serviço é gratuito.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.