Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Docente do Campus Avançado Hidrolândia participa de Evento Internacional sobre Agroecologia

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 10h10 | Última atualização em Terça, 18 de Agosto de 2020, 00h43 | Acessos: 627

O Professor Dr. Bruno de Andrade Martins, Coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia do IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia (NEA), participou do VIII Congresso Internacional de Agroecologia. O evento ocorreu em formato online entre os dias 01 e 03 de julho deste ano e foi organizado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Vigo, Espanha. 

imagem sem descrição.

O congresso, que contou com a participação de palestrantes de diversos países, teve como temática principal as “políticas alimentares para a sustentabilidade”. A apresentação do docente do Campus Avançado Hidrolândia foi acerca do seguinte tema: “Agroecologia inovando no ensino, pesquisa e extensão e inspirando saúde e segurança alimentar em Goiás, Brasil.” O referido trabalho faz parte de um projeto coordenado por este professor e fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na linha de Manutenção de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica – NEA. O docente também é coautor de mais dois relatos de experiência apresentados no congresso: “Feira interinstitucional agroecológica: um relato de experiência” e “Feira agroecológica: de projeto de extensão a programa interinstitucional.” 

Bruno relata que “participar desse Congresso Internacional de Agroecologia foi uma experiência magnífica, apesar do fuso horário da Galiza-Espanha ser 5 horas de diferença! Começando pela inovação do formato online, utilizando tecnologias do Campus Remoto da Universidade de Vigo. Tive a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes países e participar de mesas de debates, grupos de trabalho, sessões de comunicações, com apresentação de diversos trabalhos, sessão de pôsteres, com 26 salas virtuais simultâneas, além de palestras incríveis, como a do Professor e Autor de diversos livros de referência, Steve Gliessman. Ao longo dos 3 dias foram abordados e discutidos temas como: alimentação e sustentabilidade, políticas públicas agroecológicas, a pecuária extensiva para a transição agroecológica, desafios e oportunidades para a sustentabilidade em um cenário de mudanças climáticas, agroecologia feminista, ação coletiva sobre a cadeia alimentar e o papel da agroecologia frente ao aumento dos totalitarismos. Mas, o mais importante e desafiante foi representar nossos empoderados alunos, apresentando ao mundo os resultados dos projetos de ensino, pesquisa e extensão praticados pelo NEA do nosso campus, e ao grupo de referência do Programa Feira Interistitucional da Soberania Alimentar para a comercialização de produtos da Agricultura Familiar de base Agroecológica de nosso estado, levando as mensagens das agricultoras sobre a importância dessas ações para a inclusão e promoção de cadeias curtas de comercialização, saúde e segurança alimentar”.

O Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) do Campus Avançado Hidrolândia, coordenado pelo professor Bruno Martins, foi criado em 2013 pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia (NEPA) do IF Goiano – Campus Urutaí, mas foi concebido, oficialmente, no município de Hidrolândia em meados de 2014. Tendo a missão de socializar e construir conhecimentos sobre agroecologia, sistemas de produção e comercialização de alimentos, bem como sobre o desenvolvimento e aplicação de tecnologias sustentáveis, o NEA é constituído por estudantes, professores, pesquisadores, extensionistas, técnicos, produtores rurais, empresas privadas e organizações governamentais e não-governamentais. Desenvolvendo pesquisas e ações voltadas para o uso racional dos recursos naturais, para a oferta e o consumo de alimentos saudáveis visando a melhoria da qualidade de vida da população, o NEA abriga a visão de se tornar um núcleo de referência, pautado nas diretrizes da Política Nacional de Agroecologia e produção orgânica e no preceito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

 

INFORMAÇÕES DO NEA

Página no Facebook: https://www.facebook.com/nea.hidro/

Página no Instagram: https://www.instagram.com/nea.hidro/

 

Núcleo de Comunicação Social e Eventos do campus Avançado Hidrolândia 




Fim do conteúdo da página