A efetiva retomada das aulas presenciais no Campus Avançado Hidrolândia

Publicado: Sexta, 19 de Novembro de 2021, 11h31 | Última atualização em Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 08h40 | Acessos: 890

O IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia retomou as aulas presenciais no dia 9 de novembro. Para tanto, foi elaborado um calendário específico, seguindo o Plano de Contingência para Covid-19 e os Protocolos de Retorno às Atividades Presenciais, para a segurança de todos. A forma como se deu a retomada das aulas presenciais no Campus foi elogiada pelos estudantes, pois era um momento aguardado, com grande expectativa, por eles.

imagem sem descrição.

No dia 09 de novembro, o Campus Avançado Hidrolândia retornou com as aulas presenciais. Foi um momento repleto de emoção, pois essa interação entre discentes, docentes e técnicos-administrativa era aguardada com muita expectativa, já que não se encontravam, fisicamente, há mais de um ano, desde que as aulas presenciais foram interrompidas em março de 2020 em detrimento da pandemia da Covid-19.

Essa retomada das atividades escolares presenciais no Campus respeitou os protocolos de biossegurança e, ao longo dessas duas semanas, do dia 09 a 19 de novembro, as aulas seguiram os cronogramas elaborados pela Gerência de Ensino em conjunto com a Comissão Especial de Apoio para o Retorno Gradual das Atividades Administrativas e Acadêmicas Presenciais.

No dia 09 de novembro, membros da Comissão Especial acompanharam o embarque dos estudantes no transporte público de Hidrolândia com vistas a observarem possíveis aglomerações e para recolherem o Termo de Ciência e Responsabilidade para realização de atividades presenciais na vigência da pandemia da COVID-19 assinado por pais e/ou responsáveis.

No Campus, as turmas do Bacharelado em Agronomia e dos Cursos Técnicos em Agropecuária e em Manutenção e Suporte em Informática Integrados ao Ensino Médio foram divididas em grupos A e B para garantir o distanciamento necessário entre os estudantes no ambiente escolar.

Segundo o Gerente de Ensino do Campus Avançado Hidrolândia, Prof. Sidney de Souza Silva: “os alunos foram orientados sobre a possibilidade de optarem ou não pelo ensino presencial, mediante o preenchimento de um termo de responsabilidade. Nesse sentido, pelo fato de as atividades continuarem sendo disponibilizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem, aqueles que escolheram permanecer no ensino remoto, enquanto a Instituição não retoma às atividades presenciais de modo integral, não serão prejudicados.  As atividades acadêmicas foram planejadas pelo Grupo de Gestão em Ensino do Campus (Gerência de Ensino, Coordenações dos Cursos e Coordenação de EaD). O cronograma foi devidamente divulgado tanto no site como nas redes sociais, visando ao amplo conhecimento da comunidade escolar/acadêmica”.

O professor Sidney Silva ainda salientou que “desde o dia 9 de novembro, o Campus Avançado Hidrolândia tem ofertado regularmente aulas presenciais para todos os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio assim como para Curso Superior Bacharelado em Agronomia. Destacamos que além das aulas teóricas, estão sendo realizadas aulas práticas com nossos alunos, visando suprir, sobretudo, parte das práticas que foram inviabilizadas em detrimento do período do isolamento social. Ressaltamos que o retorno das aulas presenciais seguiu regras sanitárias como limitação da capacidade das salas de aula, tempo de permanência no campus, distanciamento entre os estudantes, obrigatoriedade de máscaras, higienização das mãos e uso de álcool. Foi uma retomada tranquila, que ocorreu sem intercorrências, de modo que o grupo gestor avalia como algo extremamente positivo”.

O acadêmico Antônio Paranhos, do 4º Período do Bacharelado em Agronomia, elogiou o desempenho dos professores nessa retomada: “aula presencial é outra coisa!”. A aluna Suzane de Araújo Lima, do 2º Ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio, também, destacou: “as aulas estão sendo ótimas e promovendo muito aprendizado. O retorno das aulas presenciais está sendo muito importante, pois o contato com os professores é essencial para o meu aprendizado”.

O aluno Arnaldo Cocker, do 1° Ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, que, até então, não conhecia o Campus pessoalmente, ressaltou a importância desse contato físico com os professores e as possibilidades de crescimento acadêmico no IF Goiano: “Pra mim desde o início das aulas mesmo que remotas o IF já me trouxe um grande aprendizado. Porém com este retorno mesmo que gradual e mesmo que sem ter a presença de todos os alunos, já me trouxe um alívio e um vislumbre que novos ares estão por vir:  novos ares no conhecimento, no aprendizado nas relações e, principalmente, na vivência do campus. Mesmo com poucas aulas o que foi revisado ou o que foi aprendido foi simplesmente incrível e muito esclarecedor. Isso me faz acreditar ainda mais na potência do ensino e na qualidade de vida que o IF nos proporciona”.

O estudante José Vitor Camilo Ferreira Braz, do 2º Ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio salientou a relevância dessa experiência: “o retorno às aulas presenciais foi muito bom, tranquilo e muito importante nesse momento para nos ajudar da melhor forma a compreender os conteúdos”.

Já a aluna Isabela Gomes Pereira, do 3º Ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, com tom de nostalgia, enfatizou a alegria de encontrar, novamente, os colegas e de estar no Campus: “Olha eu gostei muito da volta ao presencial, mesmo sendo por pouco tempo, já que estou no meu último ano do Ensino Médio. Ainda mais, está dando para matar um pouquinho da saudade, mas ainda sinto muita falta do IF cheio de aluno, das aulas à tarde... Sempre será um prazer estar naquele colégio, pois, ser uma discente no campus é uma conquista muito linda”.

Assessoria de Comunicação do IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia