Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Divulgado edital de ingresso em programas de mestrado e doutorado

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 17 de Junho de 2026, 20h21 | Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2026, 20h21 | Acessos: 53

São ofertadas vagas em 12 programas de pós-graduação. Turmas iniciam atividades no segundo semestre de 2026. 

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), publica edital que regulamenta o processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2026 nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) da instituição.

Ao todo, são ofertadas vagas em cursos de mestrado e doutorado distribuídos entre os campi Rio Verde, Ceres e Morrinhos, além de programas vinculados à Reitoria. As oportunidades contemplam áreas como Administração, Agroquímica, Biodiversidade e Conservação, Bioenergia e Grãos, Ciências Agrárias, Engenharia Aplicada e Sustentabilidade, Formação de Professores, Irrigação no Cerrado, Olericultura, Tecnologia de Alimentos e Zootecnia.

As inscrições para a maioria dos programas estarão abertas de 22 de julho a 6 de agosto de 2026, exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no portal do IF Goiano. Já para o Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Educativas (PROFPPE), o período de inscrição vai de 17 de junho a 24 de julho de 2026.

Diversidade e inclusão

O edital reserva 30% das vagas para ações afirmativas destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) e pessoas com deficiência (PcD). Os candidatos que optarem pela reserva de vagas deverão apresentar a documentação exigida e participar dos procedimentos de heteroidentificação ou de verificação da condição de deficiência, conforme previsto no cronograma do processo seletivo.

Programas ofertados

Os candidatos poderão concorrer a vagas nos seguintes programas:

  • Administração (Mestrado)
  • Agroquímica (Mestrado e Doutorado)
  • Biodiversidade e Conservação (Mestrado e Doutorado)
  • Bioenergia e Grãos (Mestrado)
  • Biotecnologia e Biodiversidade – Rede Pró-Centro-Oeste (Doutorado)
  • Ciências Agrárias – Agronomia (Mestrado e Doutorado)
  • Engenharia Aplicada e Sustentabilidade (Mestrado)
  • Formação de Professores e Práticas Educativas (Mestrado)
  • Formação de Professores e Práticas Educativas – Convênio Prefeitura de Rio Verde (Mestrado)
  • Irrigação no Cerrado (Mestrado)
  • Olericultura (Mestrado e Doutorado)
  • Tecnologia de Alimentos (Mestrado)
  • Zootecnia (Mestrado)

Os critérios de seleção, documentos exigidos e número de vagas de cada programa estão detalhados nos termos aditivos específicos, disponíveis junto ao edital.

Resultado e bolsas

O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado até o dia 31 de agosto de 2026. Os candidatos aprovados deverão acompanhar as orientações de pré-matrícula e matrícula divulgadas pelas coordenações dos respectivos programas.

A concessão de bolsas ocorrerá posteriormente, de acordo com a disponibilidade em cada programa e mediante processo seletivo específico para estudantes regularmente matriculados.

 

Edital nº 22/2026 – Processo Seletivo dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do IF Goiano

 

 

Diretoria de Comunicação Social 

registrado em:
Fim do conteúdo da página