Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
SNCT

Campus Urutaí dá início ao VI Fórum Franco-Brasileiro

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 12h18 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 15h01 | Acessos: 512

Evento é uma parceria do Conif com Ministério da Agricultura e Alimentação da França. Programação segue até sexta-feira, 25

 O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Urutaí, deu início na segunda-feira, 21, aos trabalhos do VI Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade. O evento é uma ação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em parceria com o Ministério da Agricultura e Alimentação da França.

A solenidade de abertura, que aconteceu no Centro de Eventos Nilo Peçanha, contou com a participação do reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, do vice-presidente de Relações Internacionais do Conif, Marcelo Bregagnoli, a adida (funcionária diplomática) de Educação da França, Maguelone Orliange Ladsous, além do diretor-geral do Campus Urutaí, Gilson Dourado. Os pró-reitores do IF Goiano e diretores-gerais de outros campi da Instituição também prestigiaram o evento.

A programação teve início com a apresentação do projeto Orquestra de cordas dedilhadas e Coral Nova Vida, da cidade de Catalão, projeto conduzido pela Fundação Espírita Nova Vida, que promove a reinserção sociocultural e oferece atendimento psicossocial para crianças e adolescentes. Após a atração, autoridades locais e internacionais foram convidadas a compor a mesa diretiva, ocasião em que o reitor do IF Goiano saudou os presentes e agradeceu a comissão organizadora do evento, composta por alunos e servidores. Ele também pontuou a importância da troca de conhecimento entre os discentes brasileiros e franceses e como essa interação possibilita crescimento e transformação.

O vice-presidente de Relações Internacionais do Conif ressaltou a importância e contribuição dessa experiência internacional para a formação dos jovens, tanto para os alunos do IF Goiano como dos Liceus Franceses participantes, principalmente no que tange às temáticas evidenciadas: Alimentação e Saúde, Biodivesidade e Mudanças Climáticas. O diretor do Campus Urutaí agradeceu o apoio de todos os envolvidos, enalteceu a parceria com os outros Institutos Federais ali representando várias partes do Brasil e salientou que o evento contará com uma rica programação (confira abaixo).

Coordenado pelo Núcleo de Ciência, Arte e Cultura (Naif) do IF Goiano - Campus, o grupo Dança e Arte abrilhantou o evento com apresentações de capoeira e dança livre. Fechando a solenidade, a Orquestra de Violeiros da cidade de Cristalina emocionou os presentes com um repertório pautado pelos grandes clássicos da música sertaneja, representando a cultura do estado de Goiás.

No período da manhã de segunda, também foi realizada a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IF Goiano Campus Urutaí, no Centro de Eventos Nilo Peçanha, abrangendo também a I Semana da Biotecnologia, o II Workshop em Ciência e Tecnologia em Alimentos e o III Festival Científico, Cultural e Esportivo do campus.

O que vem por aí - O evento segue até sexta-feira, 25, com conferências, mesas-redondas, workshops, exposição de trabalhos, oficinas e, pela primeira vez, o Festival AlimenTERRE, com exibição e debate de filmes. Estão envolvidos nas atividades 11 liceus agrícolas e oitos institutos federais (IF Goiano, IFNMG, IF Sudeste MG, IFMG, IFRS, IFMA, IF Sertão-PE e Ifam) que, de maneira conjunta, buscam estratégias sustentáveis de cooperação para o incremento da formação científica dos discentes, oportunizando novas experiências científicas e incentivando a atuação de multiplicadores dedicados à ciência, tecnologia, meio ambiente, saúde e qualidade de vida.

Antes da realização do evento, os representantes dos dois países participaram de uma etapa pré-fórum, um encontro dos parceiros com o intuito de compartilhar os trabalhos realizados nos respectivos territórios. A programação ocorre a cada dois anos desde 2005, alternadamente na França e no Brasil, com a participação de instituições educacionais agrícolas francesas e brasileiras. A edição 2019 tem como tema central Participação do Jovem na Construção de um Território Saudável e Sustentável.

 

Acesse programação do evento

 

Texto:  Caroline Guimarães (Pró-Reitoria de Extensão/IF Goiano)

Com informações da Ascom/Conif

registrado em:
Fim do conteúdo da página