NEABI inaugura Grupo de Estudos com “roda de conversa” sobre literatura indígena por videoconferência

Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 14h22 | Última atualização em Terça, 23 de Junho de 2020, 20h21 | Acessos: 532

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IF Goiano - Campus Avançado Catalão, na última terça-feira (02/junho), promoveu uma Roda de Conversa com a professora Dra. Heliene Rosa da Costa - Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - com a temática “Diversidade e multiplicidade na literatura indígena contemporânea brasileira”. Por meio dessa atividade, iniciou-se o Grupo de Estudos do NEABI que se propõe a debater temáticas relacionadas às questões afro-brasileiras e indígenas entre os seus integrantes e convidados.

Não apenas isso, mas houve a tonificação do trabalho do NEABI com a participação superior a uma centena de presentes, de diversos estados do país, os quais prestigiaram o momento que teve a duração aproximada de duas horas. Pesquisadores, docentes, discentes de várias instituições e membros da comunidade externa somaram com as discussões propostas pelo Grupo de Estudos do NEABI. Cabe destacar, inclusive, a participação da escritora de renome internacional Eliane Potiguara - uma das 52 brasileiras indicadas para o projeto internacional “Mil Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz” - que trata de um dos focos de investigação quando se fala, principalmente, em literatura de autoria indígena.

O NEABI começou suas atividades no ano de 2016 e teve como primeiro presidente o saudoso historiador, Prof. Dr. Marcos Jungmann Bhering, que contribuiu para a consolidação do Núcleo no Campus Avançado Catalão, bem como para o fortalecimento do debate em torno das temáticas relacionadas às questões afro-brasileiras, indígenas e de promoção e garantia dos Direitos Humanos. A partir da fundação, uma série de atividades têm sido desenvolvidas de forma direta através de seus integrantes.

De forma ininterrupta, desde a implementação dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em 2015, o Campus vem promovendo atividades relacionadas à Semana da Consciência Negra, com destaque para o dia 20 de novembro e o reconhecimento da luta dos heróis anônimos e conhecidos, simbolizados na figura de Zumbi dos Palmares. Atualmente, instituído por portaria no ano vigente, o NEABI é composto de oito servidores, entre docentes e técnicos administrativos, sete discentes e duas estudantes da comunidade externa, ambas egressas do Campus.

Em 2019, os(as) integrantes do NEABI foram inseridos em uma série de atividades ligadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão. Destaca-se, neste sentido, a participação na Comissão de Heteroidentificação do Campus, contribuindo para a implementação da política de cotas raciais na unidade, além da efetivação de três projetos de extensão e dois de ensino. Selecionou-se dois projetos de extensão pelo Edital da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), relacionado ao Núcleo de Ciências, Arte e Cultura (NAIF): “Hip Hop: Educação para além dos muros” - sob a coordenação do servidor Higor Heyder da Costa - e “PRETXS: Protagonismo Negro na Arte e na Cultura Brasileira”, coordenado pelo professor Gabriel de Melo Neto.

Além disso, tem-se o projeto “Direitos Humanos e Protagonismo Infantojuvenil: 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, designado através do Edital geral da Proex, também sob a coordenação do professor Gabriel. Em relação aos projetos de ensino, teve curso “Arte, Cultura e Cotidiano: Momento Cultural no IF Goiano Campus Avançado Catalão” - com a coordenação dos docentes Evelyn Cristine Vieira e Gabriel de Melo Neto - e “Dois ‘dedim’ de Prosa: Debates da Atualidade e Direitos Humanos no século XXI”, sob a responsabilidade também do referido professor.

Por fim, sintam-se convidados(as) a participarem de nossas próximas ações. Criou-se o e-mail neabi.cat@ifgoiano.edu.br com vistas a estabelecer uma comunicação junto aos(às) interessados(as). Fiquem à vontade para nos enviarem sugestões e/ou questionamentos.