Prorrogadas inscrições para Pibid e Residência Pedagógica

Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 16h15 | Última atualização em Terça, 07 de Agosto de 2018, 16h50 | Acessos: 880

Seleções ofertam vagas para atuação como preceptor, responsável por acompanhar os estudantes residentes nas escolas, e para atuação como supervisor no subprojeto Biologia do Pibid. Inscrições podem ser feitas até 28 de junho

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) divulga nesta segunda-feira, 25, os editais de retificação para as seleções de preceptor para a Residência Pedagógicasupervisor para o Pibid. As inscrições estão prorrogadas e podem ser realizadas até 28 de junho, presencialmente, nos Registros Escolares de Graduação (Dreeg), no próprio campus. Ambas as seleções ocorrerão em duas etapas, sendo a primeira eliminatória, com base na análise dos requisitos para candidatura à vaga, e a segunda realizada por meio da análise da carta de intenção, endereçada à comissão de seleção, na qual o candidato deverá expor os motivos pelos quais deseja participar do programa em questão.

O Programa de Residência Pedagógica, instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vista ampliar a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, tendo como parceiras as instituições das redes públicas de educação básica, de forma a valorizar os cursos de Licenciatura. Um de seus pressupostos é fortalecer a relação entre a Instituição de Ensino Superior e a escola, “promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores”, conforme a coordenação local do Programa.

Podem se inscrever professores da rede pública de educação, que sejam licenciados na área/ disciplina do estudante residente que irão acompanhar, com experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica e que sejam docentes em uma das escolas participantes e ministrem a disciplina na área do subprojeto. No presente edital participam a Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Corrêa e os colégios estaduais João XXIII e Hélio Veloso, todos do município de Ceres.

Entre outras atribuições, o preceptor atuará para:

• Elaborar, desenvolver e acompanhar as atividades dos residentes;
  • Controlar a frequência dos residentes na escola, repassando essas informações ao coordenador de área do subprojeto do IF Goiano;
  • Enviar ao coordenador do subprojeto quaisquer relatórios e documentos de acompanhamento das atividades dos residentes sob sua supervisão;
  • Elaborar e desenvolver, quando possível, projetos interdisciplinares que valorizem a conexão dos conhecimentos presentes da educação básica.

Já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Campus Ceres tem vagas abertas para supervisor no subprojeto Biologia. Podem concorrer professores licenciados na área do subprojeto ou em área afim, com experiência de pelo menos dois anos como docente na Educação Básica da rede pública de ensino e que ministrem disciplinas em uma das escolas integrantes do subprojeto. O profissional também precisa ter disponibilidade de 10 horas semanais para se dedicar ao projeto.

A seleção será feita em etapa única, por meio de análise de carta motivacional, que o candidato deverá escrever para a comissão de seleção. Na elaboração da carta devem ser considerados os seguintes itens:

• argumentos que justificam o ingresso ao Programa;
  • expectativas em relação ao Pibid;
  • características pessoais que qualificam o candidato;
  • potenciais contribuições ao subprojeto de interesse;
  • proposta de horários para atendimento aos discentes e para as reuniões com o coordenador de área.

A correção das cartas de intenção será realizada por banca examinadora composta de docentes do próprio campus. Em cada um dos programas, os candidatos selecionados receberão bolsa mensal no valor de R$ 765, durante a vigência do subprojeto, podendo ser eventualmente desligados por ocasião da não realização das atividades atribuídas.

>>> Acesse os editais das seleções

Ascom Campus Ceres