Inscreva-se no 1º Seminário dos NEABIs

Publicado: Quarta, 05 de Agosto de 2020, 20h53 | Última atualização em Sexta, 04 de Setembro de 2020, 19h17 | Acessos: 712

Interessados em participar podem se inscrever até 16 de agosto, pela internet.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) promove, por meio das plataformas Google Meet e Youtube, o 1º Seminário dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) do IF Goiano: Lutas, Resistências e Democracia. O evento ocorre de forma digital nos dias 18,19 e 20 de agosto de 2020 e tem o objetivo de promover a articulação entre os referidos núcleos do IF Goiano, aprimorar o desenvolvimento e implementação de ações voltadas à educação para as relações étnico-raciais e combate ao racismo,

Interessados em participar podem se inscrever até 16 de agosto, pela internet.. O Seminário visa é voltado para a comunidade acadêmica dos campi do IF Goiano, estando aberto à participação de professores, pesquisadores, estudantes de ensino médio e superior. A programação contará com diversas palestras, mesas redondas e a cerimônia de abertura ocorre no dia 18 de agosto, a partir das 18h45. A conferência de abertura do evento tratará do tema "Direitos Humanos: Lutas e Resistências Negras e Indígenas".

Clique e inscreva-se no evento

Confira a programação: :

18/08 - 18h45 às 22h

Abertura Oficial
Prof. Dr. Elias de Pádua Monteiro (Reitor/IF Goiano)
Prof.ª Dra. Leigh Maria de Souza (Coordenada o Núcleo de Apoio Pedagógico e Inclusão Social - Reitoria/IF Goiano)
Prof. Dr. Virgílio José Tavira Erthal (Pró-reitor de Ensino/IF Goiano)

Apresentação Cultural:
Grupo de Slam de Catalão e Grupo de Slam Batalha do Curumim

Lançamento de livro – Editora IF Goiano:
Título: Diversão e conhecimento - um resgate de brincadeiras e jogos da Comunidade Quilombola do Cedro.
Autor(es): Tatianne Silva Santos ; Matias Noll; Leonardo Carlos de Andrade

Conferência de Abertura: Direitos Humanos: Lutas e Resistências Negras e Indígenas.
Palestrante: Prof.ª Dra. Luciana de Oliveira Dias (PPGIDH/UFG)
Mediação: Prof.ª Dra. Cristiane Maria Ribeiro (NEABI e PPGENEB/Campus Urutaí/IF Goiano)

19/08/20 - 13h30 às 15h30

Minicurso: Alimentação no tratamento da Anemia Falciforme: Da teoria à prática.
Ministrante: Nutri. Ma. Ariandeny Silva de Souza Furtado (Rede de Mulheres Negras para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Grupo de Mulheres Negras Malunga, SIASS IFG e IF Goiano)

19/08/20 - 13h30 às 15h30

Minicurso: Candomblé: Ancestralidade, Direitos Humanos e Intolerância Religiosa.
Ministrante: Prof. Me. Christian Danny Lima (NEABI/Campus Urutaí/IF Goiano)

19/08/20 - 16h às 18h

Minicurso: Patrimônio cultural afro-brasileiro.
Ministrante: Prof.ª Ma. Natália do Carmo Louzada (NEABI/Campus Ceres/IF Goiano)

19/08/20 - 16h às 18h
Minicurso: Literatura de autoria indígena e resistência dos povos indígenas.
Ministrante: Ma. Márcia Wayna Kambeba (Indígena do povo Omágua/Kambeba, Geógrafa, Escritora, Ativista, Compositora, Cantora, Fotógrafa)

19/08/20 - 19h15 às 22h

Lançamento de livros – Editora IF Goiano:
Um Girassol para Tiana. Autoras: Tatianne Silva Santos, Mara Dionisio.
How way leads on to way: a narrative in an interactive process. Autoras: Maria Luiza Batista e Silva Bretas, Vera Maria Tietzmann.

Mesa-redonda: Democracia, Antifacismo e Antirracismo e o papel dos Movimentos Sociais
Debatedores:
Me. Fabrício Rosa (Presidente da Comissão de Direitos Humanos da PRF em Goiás. Membro do Comitê Estadual de Combate à Tortura, do Comitê Estadual de Pacificação Social da Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBT - RENOSP)
Igor Dias (Diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias urbanas de Goiás (STIUEG) , membro do Observatório Nacional dos Direitos a Água e ao Saneamento (ONDAS), integrante do movimento Vila Metal Antifascista).
Prof.ª Ma. Janira Sodré Miranda (Coordenadora do Núcleo de Estudos em Gênero, Raça e Africanidades/NEGRA do IF Goiás. Membro da Comissão Permanente de Políticas de Igualdade Étnico-racial do IF Goiás. Campus Goiânia/IFG)
Mediadora: Prof.Ma.Natália do Carmo Louzada (NEABI/Campus Ceres/IF Goiano)

20/08/20 - 13h30 às 15h30

Minicurso: Racismo estrutural, cotas raciais e heteroidentificação: A experiência em processos seletivos.
Ministrante: Prof. Dr. Guimes Rodrigues Filho (NEAB/UFU)

20/08/20 - 13h30 às 15h30

Minicurso: Politização e equidade históricas das mulheres afro-brasileiras.
Ministrante: Psicol. Danielle Barbosa dos Santos Ferreira (Fundadora e Diretora Executiva da À Flor da Pele. Rede de Relações Institucionais e Saúde Mental. Idealizadora do Projeto SER - Subjetividade, Educação e Representatividade. Membro do Grupo de Estudos e Relações Raciais - GEPRAFE/UFGD)

20/08/20 - 16h às 18h

Minicurso: “Fala, parentes!”: Indianidades e práticas etnomidiáticas no YouTube.
Ministrante: Prof.ª Dra, Ana Alice dos Passos Gargioni (NEABI/Campus Ipameri/IF Goiano)

20/08/20 - 16h às 18h

Minicurso: A saúde da população negra e indígena em Goiás
Ministrante: Elizangela Leandro Rosa (Agente Comunitário de Saúde em Catalão. Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Catalão. Diretora Estadual de Gênero e Etnias do Sindacse/GO)

20/08/20 - 19h15 às 22h

Lançamento de livro – Editora IF Goiano:
Título: Lembranças cedrinas: uma experiência de contação de histórias bilíngues.
Autor(es): Priscila Rodrigues Nascimento; Joana Dark Leite; Mauricio Fernando Schneider Kirst.

Mesa-redonda: Arte e cultura afro-brasileira e indígena na rede: racismo, tecnologia e etnoresistências
Debatedores:
Graciela Guarani (Comunicadora social, cineasta, fotógrafa, designer e Oficineira de audiovisual. Indígena Guarani Kaiowá. Apoinme)
Prof. Dr. Allysson Fernandes Garcia (Cepae/UFG),
Prof. Dra. Renatha Cândida da Cruz (Campus Uruaçu/IF Goiás),
Elena Batista Wesley (Repórter. Data_Labe)
Mediador: Prof. Me. Ricardo Takayuki Tadokoro (NEABI/IFGOIANO Ceres)