Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Campus Avançado Hidrolândia instala sistema de energia fotovoltaica e fibra óptica para internet

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 07 de Outubro de 2020, 09h06 | Última atualização em Terça, 13 de Outubro de 2020, 09h07 | Acessos: 481

O sistema de energia fotovoltaica resultará em uma economia de 90% na conta de energia do campus. A fibra óptica permitirá o acesso a internet com mais qualidade. 

imagem sem descrição.

A instalação do sistema de energia fotovoltaica no Campus Avançado Hidrolândia, antigo anseio da Direção Geral, viabiliza a inserção da prática sustentável no uso da energia solar no Campus, possibilitando a captação de luz solar e a transformando em energia elétrica. Além disso, o planejamento da instalação das placas visou a economia no consumo de energia, resultando em uma economia de aproximadamente 90% na conta de energia elétrica do campus.

A expectativa é que o sistema de energia fotovoltaica instalado no Campus permitirá uma geração de energia estimada em 6.371,46 kWh/mês, o que resultará em uma economia de aproximadamente R$ 5.401,46 por mês. Caso haja energia excedente, a mesma poderá ser distribuída para outros campi do IF Goiano ou para a reitoria. 

Os recursos para a aquisição da usina fotovoltaica são provenientes da SETEC/MEC, através do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, fomento que tem como objetivo impulsionar a ampliação de infraestrutura para laboratórios e a aquisição de usinas para a geração de energia renovável, priorizando, dessa forma, uma  maior eficiência no uso da energia.

Para maiores informações sobre o programa acesse: http://energif.mec.gov.br/sobre .

A Diretora Geral do Campus Avançado Hidrolândia, Alessandra Edna, relata que “com foco na sustentabilidade, a instalação da usina permitirá o uso de todos os equipamentos necessários à realização das aulas práticas e teóricas nas diferentes áreas do conhecimento. São aproximadamente 160 placas, com potência de 345Wp cada, para a geração da energia. Além disso, contamos com uma economia em torno de 90% na conta de energia elétrica”.

Outro avanço para o Campus foi a instalação da infraestrutura de fibra óptica. Desde sua inauguração, o Campus Avançado Hidrolândia tem operado por link via rádio de internet, o que trouxe várias limitações com relação à velocidade e estabilidade de conexão. Entretanto, nos últimos anos foram realizados investimentos na internet da unidade, passando de uma banda larga de 8mb para 100mb de velocidade. No ano de 2020, com o apoio da RNP, a transmissão por meio de rádio foi desativada e ocorreu a migração definitiva para infraestrutura de fibra óptica. A conclusão desse novo tipo de conexão permitirá o acesso à internet com mais qualidade, tanto por parte dos alunos, quanto dos servidores da instituição. 

De acordo com João Gabriel, Coordenador de Administração e Planejamento do Campus, “esse upgrade vai permitir maior qualidade e estabilidade de conexão, melhorar nossos serviços que dependem de internet, além de nos permitir futuramente uma linha telefônica própria em nosso Campus”.

 

Núcleo de Comunicação Social e Eventos do campus Avançado Hidrolândia 

Fim do conteúdo da página