A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Campus Avançado Hidrolândia instala sistema de energia fotovoltaica e fibra óptica para internet

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 07 de Outubro de 2020, 09h06 | Última atualização em Terça, 13 de Outubro de 2020, 09h07 | Acessos: 127

O sistema de energia fotovoltaica resultará em uma economia de 90% na conta de energia do campus. A fibra óptica permitirá o acesso a internet com mais qualidade. 

imagem sem descrição.

A instalação do sistema de energia fotovoltaica no Campus Avançado Hidrolândia, antigo anseio da Direção Geral, viabiliza a inserção da prática sustentável no uso da energia solar no Campus, possibilitando a captação de luz solar e a transformando em energia elétrica. Além disso, o planejamento da instalação das placas visou a economia no consumo de energia, resultando em uma economia de aproximadamente 90% na conta de energia elétrica do campus.

A expectativa é que o sistema de energia fotovoltaica instalado no Campus permitirá uma geração de energia estimada em 6.371,46 kWh/mês, o que resultará em uma economia de aproximadamente R$ 5.401,46 por mês. Caso haja energia excedente, a mesma poderá ser distribuída para outros campi do IF Goiano ou para a reitoria. 

Os recursos para a aquisição da usina fotovoltaica são provenientes da SETEC/MEC, através do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, fomento que tem como objetivo impulsionar a ampliação de infraestrutura para laboratórios e a aquisição de usinas para a geração de energia renovável, priorizando, dessa forma, uma  maior eficiência no uso da energia.

Para maiores informações sobre o programa acesse: http://energif.mec.gov.br/sobre .

A Diretora Geral do Campus Avançado Hidrolândia, Alessandra Edna, relata que “com foco na sustentabilidade, a instalação da usina permitirá o uso de todos os equipamentos necessários à realização das aulas práticas e teóricas nas diferentes áreas do conhecimento. São aproximadamente 160 placas, com potência de 345Wp cada, para a geração da energia. Além disso, contamos com uma economia em torno de 90% na conta de energia elétrica”.

Outro avanço para o Campus foi a instalação da infraestrutura de fibra óptica. Desde sua inauguração, o Campus Avançado Hidrolândia tem operado por link via rádio de internet, o que trouxe várias limitações com relação à velocidade e estabilidade de conexão. Entretanto, nos últimos anos foram realizados investimentos na internet da unidade, passando de uma banda larga de 8mb para 100mb de velocidade. No ano de 2020, com o apoio da RNP, a transmissão por meio de rádio foi desativada e ocorreu a migração definitiva para infraestrutura de fibra óptica. A conclusão desse novo tipo de conexão permitirá o acesso à internet com mais qualidade, tanto por parte dos alunos, quanto dos servidores da instituição. 

De acordo com João Gabriel, Coordenador de Administração e Planejamento do Campus, “esse upgrade vai permitir maior qualidade e estabilidade de conexão, melhorar nossos serviços que dependem de internet, além de nos permitir futuramente uma linha telefônica própria em nosso Campus”.

 

Núcleo de Comunicação Social e Eventos do campus Avançado Hidrolândia 

Fim do conteúdo da página