Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Campus Hidrolândia promove reflexões e discussões no Dia Internacional da Mulher

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 17h37 | Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2023, 22h20 | Acessos: 197

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual e de Gênero do Campus Avançado Hidrolândia (NEPEDS), em parceria com a Direção Geral e a Coordenação do Programa Saúde na Escola da Prefeitura Municipal de Hidrolândia, promoveu, nos dias 08 e 09 de março, discussões com a comunidade escolar que buscaram provocar reflexões sobre a condição das mulheres, suas conquistas e acerca das lutas e pautas femininas na atualidade.

Nos dias 08 e 09 de março, os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados em Manutenção e Suporte em Informática, Agropecuária e em Desenvolvimento de Sistemas, além do Bacharelado em Agronomia, estiveram envolvidos em discussões sobre o sentido histórico, simbólico e político do Dia Internacional da Mulher, das lutas femininas por conquistas sociais, políticas e na superação de preconceitos, sobre os obstáculos enfrentados pelas mulheres em relação à equidade de gênero no campo profissional e político, na realidade de violência vivida por muitas mulheres no Brasil e, principalmente, discutiu-se acerca dos desafios que ainda teremos que enfrentar para que essa realidade social se modifique em nosso país.

Essa ação de reflexão e discussão acerca do Dia Internacional da Mulher foi capitaneada pelo NEPEDS do Campus Avançado Hidrolândia e teve o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância histórica e política dessa data e sobre a relevância de se discutir questões que atravessam a condição feminina no Brasil. No dia 08 de março, a presidente do NEPEDS, Profª Camila Alves Rodrigues, problematizou como essa data foi cooptada pelas exigências de lucro do capital fazendo com que esse marco fosse perdendo, cada vez mais, seu verdadeiro sentido político em detrimento de uma importância comercial. A docente reforçou ainda a importância de que esse momento seja voltado para a reflexão sobre as verdadeiras conquistas alcançadas pelas mulheres ao longo do tempo, quais preconceitos, rótulos e estigmas as mulheres ainda precisam lidar, acerca das experiências de violência e de feminicídio ainda comuns em nosso país e sobre a importância de nos mobilizarmos para modificar essa realidade marcada pela desigualdade de direitos.

Já no dia 09 de março, os profissionais do Programa Saúde na Escola da Prefeitura Municipal de Hidrolândia, coordenada pela psicóloga Lorena de Melo Mendonça Oliveira, a partir de uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, enfermeira, assistente social e advogada apresentaram e discutiram, com os estudantes, questões atinentes a relacionamentos abusivos, violência contra as mulheres e aspectos legais ligados aos crimes cometidos em desfavor das mulheres no Brasil.

 

Assessoria de Comunicação Campus Avançado Hidrolândia

Fim do conteúdo da página