Curso de Agronomia realiza palestra sobre a importância de pesquisas e inovação para a agricultura

Publicado: Quinta, 16 de Março de 2023, 16h07 | Última atualização em Terça, 28 de Março de 2023, 19h28 | Acessos: 284

Acadêmicos do curso de Agronomia e estudantes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária ao Ensino Médio do IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia participaram, nesta quarta-feira (15), da palestra intitulada “Contribuições da vaquinha mimosa para a Inovação e a Agricultura”, ministrada pelo professor Dr. Marcelo Oliveira Rodrigues, da Universidade de Brasília (UNB).

Organizada pelo professor do curso de Agronomia Me. Rodrigo Magalhães e pela coordenadora do Bacharelado em Agronomia, professora Dra. Lilian Rosana Rabelo, a palestra faz parte da calourada 2023 do Curso de Graduação em Agronomia do IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia.  A palestra tratou de temas relativos à pesquisa, inovação e desenvolvimento de produtos nanotecnologicos aplicados à agricultura.

O pesquisador, Dr. Marcelo Oliveira Rodrigues, da Universidade de Brasília, ressaltou a importância e a necessidade da inovação no âmbito das universidades, centros de pesquisa e Institutos Federais. Relatou sua experiência no caminho da pesquisa básica, aplicada e os desafios para o conhecimento se transformar em produto e chegar ao mercado, apresentando ao público a Arbolina. Este produto atua junto ao metabolismo primário da planta que, de acordo com os resultados em campo, tem demonstrado o aumento da produtividade em soja, milho, tomate, melancia e batata doce.

O professor afirmou que os alunos precisam sempre estar atualizados quanto às tecnologias e destacou ainda que: “é preciso trazer perspectivas de novas tecnologias e o que vem sendo feito de novo no agronegócio para quem está começando o curso agora. Essa palestra abre um leque de opções para enxergar o que vem sendo feito de últimas tecnologias no setor de agronegócio, com a intenção de dar uma formação diferenciada para os acadêmicos”.

O acadêmico Yago de Lima, que cursa o 4º período do curso de Agronomia, ressaltou a importância dos temas tratados na palestra: “Podemos aprender sobre tecnologias que estimulam o crescimento de plantas e a oportunidade de produzir mais em pequenos espaços. O conhecimento que ganhamos com isso é o de saber aproveitar essas oportunidades em nossa atuação profissional”.

A palestra contou com a presença de professores do Curso de Agronomia, Drª Karla de Castro, Dr. Jacson Zuchi, Me. Rodrigo Magalhães e Drª Lilian Rabelo, bem como o Diretor-Geral Substituto do Campus Avançado Hidrolândia, João Gabriel Moreira. Após a palestra, esses docentes, juntamente com o Diretor-Geral, conversaram com o professor Dr. Marcelo, que também é representante da Startup KrillTech, sobre a possibilidades de se firmar uma parceria/convênio em atividades de pesquisa e inovação com o Campus Avançado Hidrolândia e o IF Goiano.

Assessoria de Comunicação Campus Avançado Hidrolândia