Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Iniciado projeto de avaliação de variedades de mandioca para produção de cerveja

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 20 de Julho de 2021, 14h03 | Última atualização em Quinta, 22 de Julho de 2021, 11h03 | Acessos: 323

Projeto é fruto de parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Agência Goiana de Assistência Técnica e Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária.

imagem sem descrição.

O IF Goiano - Campus Morrinhos iniciou parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e com a Agência Goiana de Assistência Técnica e Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) em projeto visando à avaliação de variedades de mandioca destinadas para a produção de cerveja.

Sobre o estabelecimento da parceria, o gerente de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Nadson de Carvalho Pontes, relaciona o projeto às ações do governo de Goiás para fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca. Com a assinatura de um Protocolo de Intenções entre o governo de Goiás e a Ambev, em agosto de 2020, a empresa criou uma marca de cerveja goiana a partir da fécula da mandioca. Desde então, a Seapa e Emater vêm mapeamento áreas com potencial para fornecimento de mandioca para abastecer a indústria cervejeira, divulgação junto aos produtores e acompanhamento do processo produtivo. "Após articulação da direção-geral e equipe diretiva do Campus Morrinhos com Seapa e Emater, o campus passou então a participar do projeto, atuando na avaliação de variedades de mandioca melhor adaptadas às condições da região Sul do estado de Goiás", comenta o docente.

Os primeiros testes tiveram início com a avaliação de duas variedades que se destacaram na região Nordeste de Goiás e estão sendo acompanhados por Nadson, professor de Melhoramento de Plantas do curso de bacharelado em Agronomia, e pelo servidor Robson Ferreira Dias.

A ideia inicial é identificar materiais com produtividade acima de 30 toneladas por hectare e teor de amido superior a 30%, de modo a atender às exigências da indústria cervejeira. "Identificados os melhores materiais, o Instituto deverá avançar na distribuição de material propagativo e acompanhamento de pequenos produtores da agricultura familiar da região, os quais poderão produzir e vender sua produção à Ambev, melhorando a renda de suas propriedades", declara o professor.

Visita - Na quarta-feira, 21, o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, estará no campus para conhecer este e outros projetos. A visita terá início com um almoço. A previsão é que o governador chegue às 12h30.

 

Fotos

 

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Morrinhos

 

 

 

Fim do conteúdo da página