Fórum dos coordenadores de cursos do IF Goiano

Publicado: Terça, 17 de Julho de 2018, 10h10 | Última atualização em Terça, 17 de Julho de 2018, 12h17 | Acessos: 437

Links relacionados:

Com base em levantamento diagnóstico realizado em 2017, sabemos que são vários os motivos que levam à evasão ou o estudante a não alcançar êxito em seus estudos trazendo consequências sociais, acadêmicas e econômicas. Diante disso, a Pró-Reitoria de Ensino tem focado suas ações em projetos de Permanência e Êxito na educação básica e na educação superior, na tentativa de fazer com que o aluno se sinta acolhido e apoiado em situações que ameacem a continuidade de seus estudos na instituição, bem com o seu êxito no processo educativo.

Dessa forma, aos servidores do IF Goiano têm sido oportunizados espaços de discussões para troca de experiências, para aquisição de novos conhecimentos e para proposições de projetos inovadores necessários e relevantes no processo de ensino aprendizagem.

Nessa perspectiva, a Pró-Reitoria de Ensino realizará, no dia 25 de setembro de 2018, o I Fórum dos Coordenadores de cursos do IF Goiano, com o tema “O papel do coordenador de curso frente aos desafios acadêmicos e de gestão educacional", cuja finalidade é favorecer o alinhamento de procedimentos, atribuições e perfis, além de estabelecer rotinas de trabalho que contemplem as ações inerentes ao cargo de coordenação de curso, bem como procedimentos internos desta instituição frente ao Projeto Pedagógico de Curso.

E foi pensando nisso que, em parceria com os coordenadores de cursos de todos os campi do IF Goiano, foram propostos e discutidos alguns temas para composição dos Grupos de Trabalhos (GTs) que constituirão o I Fórum dos Coordenadores de Cursos do IF Goiano. Serão cinco GTs: 1) Utilização de carga horária a distância em cursos presenciais; 2) Acompanhamento de egressos e assistência estudantil; 3) Inclusão e diversidade; 4) Metodologias ativas, currículo integrado e EJA; e 5) Estágio.

Temos a clareza de que tais temas não encerram a necessidade de aprofundamento ou até mesmo a inclusão de novas temáticas, mas é um grandioso passo dado de forma cooperativa para maior compreensão da realidade que envolve não apenas a qualidade do ensino, mas também de práticas didático-pedagógicas e administrativas que permeiam a ações de docentes e técnicos administrativos que atuam no ensino do IF Goiano.

Veja a programação do evento:

· Abertura:

Lançamento do Fórum Institucional dos coordenadores de cursos
 Lançamento do Nucli

· Mesa redonda: O PAPEL DO COORDENADOR DE CURSO FRENTE AOS DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL

GT 1 - Utilização de carga horária a distância em cursos presenciais

GT 2 - Acompanhamento de egressos e assistência estudantil

GT 3 - Inclusão e diversidade

GT 4 -Metodologia ativas, Currículo integrado e EJA.

GT 5 – Estágio

· Apresentação dos grupos de trabalhos

· Encaminhamentos

Local - IF Goiano - Campus Trindade

Data: 25/09/2018

Público: Coordenadores de Cursos de Graduação, Coordenadores de Cursos do Ensino Médio e  Técnico, Núcleo de Apoio Pedagógico - NAP  e Diretores de Ensino.

Período de inscrição: 01/08 a 25/09

E-mail:  ensino@ifgoiano.edu.br