Gestão

Instituto terá Política de Comunicação

Publicado: Quarta, 11 de Março de 2020, 11h50 | Última atualização em Segunda, 16 de Março de 2020, 17h00 | Acessos: 1126

Início dos trabalhos será no dia 17 de março, às 14 horas, com transmissão ao vivo.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) inicia no dia 17 de março a construção de sua Política de Comunicação. Trata-se de um documento que contém normas, diretrizes, ações e produtos para melhorar o relacionamento da Instituição com seus diversos públicos estratégicos, ou seja, aqueles com quem a Instituição precisa ou quer dialogar.

Essas políticas são instrumentos importantes para a gestão da comunicação nas organizações. Contudo, existem no país poucas delas que detêm de documentos explícitos dessa natureza, sobretudo nas instituições de ensino. Na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por exemplo, somente 13 das 38 autarquias, além do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica têm políticas de comunicação.

O processo de construção da Política de Comunicação do IF Goiano está previsto para ocorrer em um período de sete meses. Durante esse intervalo, haverá dezenas de reuniões temáticas para debates com alunos, servidores, gestores, terceirizados e convidados sobre formas de melhorar a comunicação do Instituto. Ou seja, será uma construção coletiva que vai integrar os diversos agentes que formam a Instituição.

No dia seguinte ao lançamento dos trabalhos, por exemplo, haverá discussões sobre os públicos do IF Goiano e, também, as campanhas de ingresso da Instituição. Esses e os demais debates serão transformados em textos que vão compor a Política, e estarão disponíveis para consulta pública no portal do IF Goiano, em página criada especificamente para este fim (veja abaixo).

Cabe ressaltar que as diretrizes definidas pela comunidade devem sempre estar alinhadas aos objetivos estratégicos da autarquia, dispostos em normativos institucionais como a Lei de criação dos IFs, Estatuto, Regimento e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O texto final da Política passará por aprovação das instâncias decisórias do IF Goiano.

Após esta etapa, haverá um plano para sua implementação, com indicação de objetivos a serem cumpridos a curto, médio e longo prazos. Em geral, uma política recomenda a produção de manuais e guias para dar conta das atividades específicas de comunicação, como o relacionamento com a mídia, a atuação nas redes sociais e a promoção de eventos, entre outros.

Para o reitor do Instituto, Vicente de Almeida, a Política é um compromisso que a Instituição faz com seus públicos para o debate democrático de ideias e opiniões. “Precisamos melhorar a forma de dialogar entre nós, fazer a comunicação fluir, chegar até a ponta e da ponta até nós. Todos somos responsáveis pela comunicação”, justifica. “Por isso fica o convite para conhecerem esse projeto e participarem”, complementa.

Acompanhamento - Uma comissão formada por servidores da Comunicação e de diversas outras áreas que compõem o Instituto (Ensino, Pesquisa, Extensão, Administração, Gestão de Pessoas e Tecnologia da Informação) acompanham os trabalhos de forma permanente. A construção da política terá, também, o assessoramento do jornalista Wilson Bueno, professor sênior da Universidade de São Paulo (USP). O docente participou da criação da política de comunicação da Embrapa – a primeira do país – e de três outros Institutos Federais.

O lançamento do início dos trabalhos de construção da política terá a participação dessa comissão e do assessor e, também, de alunos de diversos campi, servidores e gestores. O evento será realizado no auditório da Reitoria, às 14 horas. Haverá transmissão ao vivo para a comunidade, em link a ser disponibilizado em breve.

Política de Comunicação do IF Goiano (lançamento do início dos trabalhos)

Data: 17/03/20

Local: Auditório da Reitoria (Goiânia)

Saiba mais sobre a Política e participe