A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Núcleos > Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual e de Gênero (NEPEDS)
Início do conteúdo da página

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual e de Gênero (NEPEDS)

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 30 de Junho de 2020, 10h45 | Última atualização em Terça, 30 de Junho de 2020, 10h48 | Acessos: 859

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual e de Gênero do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - NEPEDS/IF Goiano, vinculado a Pró- Reitoria de Ensino, em articulação com as Pró- Reitorias de Pesquisa e Extensão do IF Goiano, instituído na reitoria, em fevereiro de 2018, pela RESOLUÇÃO Nº 037/ de 23/02/2018 e em cada campus do IF Goiano, designado por Portaria, é um setor propositivo e consultivo que estimula e promove ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, orientadas a estudos e práticas em educação da diversidade sexual e de gênero no âmbito da Instituição e em suas relações com a comunidade externa.

Esse núcleo objetiva assegurar que atividades de pesquisa, ensino e extensão pautem questões referentes às relações de gênero como construção social, posto que em espaços de ensino e aprendizagem as/os estudantes constroem suas identidades individuais e de grupo.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual e de Gênero do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - NEPEDS/IF Goiano tem como objetivo:
I. Promover o diálogo sobre diversidade sexual e de gênero por meio da organização de atividades no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.
II. Realizar estudos e pesquisas sobre as relações sociais de sexualidade e gênero em suas inter-relações com as questões de classe social, processos de aprendizagem, formação de professores, relações étnico- raciais, entre outros temas articulados ao ensino.
III. Propor programas, projetos e atividades que promovam a equidade de gênero e uma educação não sexista, em uma perspectiva étnica, racial e de classe.
IV. Produzir materiais educativos e realizar ações de apoio pedagógico sobre a diversidade sexual e de gênero.
V. Desenvolver e divulgar os resultados de estudos e atividades realizadas pelo NEPEDS em seminários institucionais e publicações de natureza acadêmico-científicas.
VI. Propor políticas de acesso, permanência e êxito, de modo a atender de forma transversal e interdisciplinar com equidade as especificidades sexuais e de gênero da comunidade acadêmica; VII. Promover ações afirmativas em parceria com os núcleos institucionais relacionados à promoção da diversidade e o respeito aos direitos humanos (NEABI, NAPNE, NAP e demais núcleos).
VIII. Participar dos processos de construção dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), a fim de garantir que a temática da diversidade sexual e de gênero seja contemplada em todos os cursos do IF Goiano.
IX. Participar das atividades em instâncias deliberativas no âmbito da Política Institucional de Assistência Estudantil, especialmente nas comissões de seleção e disciplinar.

Coordenadora Institucional:
Leigh Maria de Souza
Contato: lO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Clique e acesse o regulamento do NEPEDS/IF Goiano

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página