Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Agência IF Goiano > Uncategorized > Como proteger uma invenção
Início do conteúdo da página

Como proteger uma invenção

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 25 de Mai de 2016, 11h15 | Última atualização em Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 17h48 | Acessos: 3958

Para registrar uma Patente de Invenção, Modelo de Utilidade ou ainda um Programa de Computador junto ao NIT IF Goiano, encaminhe os formulários devidamente preenchidos pelo SUAP, para que possamos dar encaminhamento aos pedidos.

 

Patente: invenção ou modelo de utilidade para criações a partir da pesquisa com novicidade e aplicação industrial. 

Formulário de notificação de invenção

Fluxograma pedido de patente

Minha tecnologia é patenteável?

 

Programas de Computador: direito autoral do software por meio do registro do seu código fonte original. 

Clique e acesse os formulários para para comunicar Registro de Software

Fluxograma registro de programa de computador

   

Marcas: Registro de sinais que individualizam e diferenciam os produtos ou serviços que podem agregar valor. (Cursos, Setores, Laboratórios, Núcleos e demais estruturas do IF Goiano não podem ter marcas próprias, conforme Orientação Normativa nº2/2018)

Formulário para comunicar registro de marca

Fluxograma registro de marca

Se tiver alguma dúvida, o nosso celular para contato e whatsapp é (62) 9 9225-2712.

 

Indicação Geográfica: identificação de um produto ou serviço como originário de um local, região ou país por suas características de origem. 

Se você quer registrar uma Indicação Geográfica, entre em contato com o NIT através do e-mail: nit@ifgoiano.edu.br com as informações sobre o seu pedido.
Se tiver alguma dúvida, o nosso celular para contato e whatsapp é (62) 9 9225-2712.

 

Cultivares: registro da nova variedade de planta derivada de uma espécie, comprovada por ser distinta, homogênea e estável. 

Se você quer registrar um cultivar, entre em contato com o NIT através do e-mail: nit@ifgoiano.edu.br com as informações sobre o seu pedido.
Se tiver alguma dúvida, o nosso celular para contato e whatsapp é (62) 9 9225-2712.

 

Transferência de Tecnologia

Para transferir uma tecnologia são necessários alguns cuidados quanto à revelação desta, para resguardar os direitos dos inventores e garantir que a tecnologia não seja divulgada ou utilizada de maneira indevida.

Cabe ressaltar que, se for o caso de uma tecnologia passível de proteção por patente, é importante garantir o depósito da patente antes de firmar qualquer forma de transferência.

Por fim, para iniciar quaisquer negociações, é importante que sejam usados dispositivos de cautela quanto às informações relevantes da tecnologia. Para isso, o NIT IF Goiano disponiliza um Termo de Confidencialidade, que deve ser assinado pelas pessoas que vão ter acesso a informações sigilosas antes de possíveis acordos de contratos de transferência de tecnologia:

Termo de Confidencialidade Transferência de Tecnologia

Se tiver alguma dúvida, o nosso celular para contato e whatsapp é (62) 9 9225-2712.

 

 

Conheça a Pesquisa e Inovação do IF Goiano

 

Fim do conteúdo da página