Página inicial > Programas - Pesquisa Cristalina > INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Publicado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 17h44 | Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 17h45 | Acessos: 680

Descrição: Programas voltados para os estudantes de graduação/ensino médio e tem como principal objetivo o incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa de alunos em projetos de pesquisa/desenvolvimento tecnológico com qualidade acadêmica, orientação adequada por pesquisador qualificado, individual e continuada. Os programas se dividem em:

• PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq/IFGOIANO)
  • PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA VOLUNTÁRIA (PIVIC)
  • PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI/CNPq/IFGOIANO)
  • PROGRAMA DE INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIVITI)
  • PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E VOLUNTÁRIO PARA O ENSINO MÉDIO (PIBIC-EM/CNPq/IFGoiano e PIVIC-EM)
  • ROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA AÇÕES AFIRMATIVAS (PIBIC-AF)
  • PROGRAMA INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA AÇÕES AFIRMATIVAS (PIVIC-AF)

Para quem: Alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou alunos do ensino médio.

Como funciona: Possui uma coordenação institucional e coordenadores em cada Campi. No Campus Cristalina, está sob responsabilidade da Unidade de Pesquisa. Os editais de seleção são publicados pela PROPPI no primeiro semestre de cada ano. Os projetos são submetidos via SUAP pelo coordenador/orientador. A seleção é realizada pelo Comitê de Iniciação Científica do Campus. O número de cotas de bolsas concedidas pelo CNPq e pelo IF Goiano é definido nos editais. O valor da bolsa para alunos de graduação é de R$ 400,00 mensais; para alunos do ensino médio, R$ 100,00 mensais. Os projetos são individuais, isto é, um para cada aluno, seja ele bolsista ou voluntário, e têm duração de até um ano, em geral entre julho e junho. Até fevereiro deve ser entregue relatório parcial do projeto, via preenchimento de informações no SUAP pelo coordenador. O relatório final deve ser entregue em junho, também via SUAP. É obrigatória a participação de bolsistas CNPq no Congresso de Iniciação Científica do IF Goiano. Não entregar os relatórios parcial e final ou não preencher as atividades no SUAP ou ainda não apresentar certificado de apresentação do trabalho em um evento científico implica em inadimplência junto aos Programas, ficando orientador e aluno impedidos de participar de outros editais.

Fluxo no SUAP: Módulo Pesquisa, consulte: “Editais” ou “Submeter Projetos” ou “Meus Projetos”

Documentos regulatórios: