Linhas de pesquisa

Publicado: Quarta, 08 de Abril de 2015, 10h06 | Última atualização em Terça, 05 de Julho de 2016, 13h59 | Acessos: 2609

Apresentação Objetivos Linhas de
Pesquisa
Processo Seletivo Corpo Docente Disciplinas Banco de dissertações

Manejo de Doenças: envolve estudos sobre o manejo e controle integrado de doenças de importância econômica. Desenvolve pesquisas relacionadas à biologia e à ecologia de fungos, bactérias, nematoides e vírus, bem como o manejo desses patógenos por meio da indução de resistência de plantas, resistência genética, controle biológico, químico, cultural e físico.

Manejo de Plantas Daninhas: desenvolve estudos relacionados ao manejo integrado de plantas daninhas, ao uso de herbicidas e à tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários. Desenvolve pesquisas sobre dinâmica de populações de plantas daninhas no sistema de plantio direto e convencional, coberturas de solo e dinâmica de plantas daninhas, efeitos alelopáticos, eficiência, seletividade e atividade residual de herbicidas, resistência de plantas daninhas a herbicidas, aprimoramento de processos e técnicas de pulverização, visando ainda maximizar a produção e minimizar impactos ambientais.

Manejo de Pragas: envolve projetos relacionados à utilização de táticas e estratégias integradas no controle de insetos e ácaros pragas nas principais culturas de interesse agrícola e pragas de grãos armazenados. Desenvolve pesquisas sobre o emprego de métodos alternativos de controle, controle biológico, resistência de plantas a insetos, controle químico e outros, sempre priorizando métodos mais seletivos aos inimigos naturais e menos impactantes ao meio ambiente.