Página inicial > CURSOS SUPERIORES > Cursos Superiores do IF Goiano

Cursos Superiores do IF Goiano

Publicado: Terça, 24 de Fevereiro de 2015, 15h55 | Última atualização em Quinta, 02 de Julho de 2020, 09h28 | Acessos: 33757

O Instituto Federal Goiano é uma instituição equiparada às Universidades Federais e oferece cursos de graduação em Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia. Com conceito institucional 5, em avaliação do MEC/Inep, o IF Goiano é a única instituição no estado de Goiás com esse conceito e, também, o único Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do país a obter esta pontuação. No ranking nacional, o Instituto está entre as dez instituições públicas federais do país com essa nota.

Bacharelado - é um título que obtido ao término de um curso de graduação. Habilita o concluinte ao exercício de uma profissão. Sua formação se dá em 4 ou 5 anos, a depender do curso.

Licenciatura - são os cursos voltados para a formação de professores. Ou seja, todo profissional licenciado poderá exercer o cargo de professor. A formação do licenciado se dá em 4 anos.

Tecnologia – são cursos voltados à formação profissional do aluno, com enfoque em aulas práticas. Sua formação se dá em 3 anos.

Conheça os cursos do IF Goiano

FORMAS DE INGRESSO - GRADUAÇÃO

O ingresso aos cursos de Graduação do IF Goiano poderá ocorrer das seguintes formas:

1. processo seletivo;
  2. reingresso;
  3. transferências;
  4. transferência ex-offício;
  5. portador de diploma;
  6. matrícula especial em disciplina(s) isolada(s);
  7. convênio, intercâmbio ou acordo cultural.

Processo Seletivo: o ingresso para o 1º período dos cursos de graduação dar-se-á exclusivamente via processo seletivo interno, conforme previsto em edital do IF Goiano, ou programas do governo federal que a Instituição tenha aderido, como (ENEM e SISU).

Fique atento: O IF Goiano não aplica provas no formato de vestibular. A seleção se dá por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para garantir seu ingresso, basta inscrever-se no Processo Seletivo de Cursos Superiores do IF Goiano, que é realizado anualmente, e concorrer exclusivamente com a pontuação obtida nas três últimas edições do Enem.

Preciso realizar prova do Enem para ingressar, via Processo seletivo, nos cursos de Graduação do IF Goiano?  Sim, para ingressar, via processo seletivo, em um dos cursos superiores do IF Goiano você precisa ter realizado a prova do Enem nos últimos três anos.

Reingresso, transferências ou aproveitamento de Curso (Portador de diploma): O candidato deverá procurar o campus ao qual deseja concorrer a uma vaga e observar os critérios estabelecidos em edital próprio. Esses processos são exclusivos de cada campus pois, dependem da existência de vaga no curso pretendido, e análise prévia de documentação.

Se eu fiz ou estou cursando algum curso de graduação, como ingressar nos cursos superiores do IF Goiano? Você pode ingressar nos cursos de graduação por outras outras formas como, Reingresso, transferências ou aproveitamento de Curso (Portador de diploma). Para tanto, é necessário acessar o site do campus, o qual você deseja ingressar, para ter conhecimento do edital próprio de seleção do Campus.

registrado em: