Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > Solenidade marca inauguração do Parque Tecnológico do IF Goiano e Ceagre
Início do conteúdo da página
Evento

Solenidade marca inauguração do Parque Tecnológico do IF Goiano e Ceagre

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 20h29 | Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 16h21

Evento também marcou o lançamento da rede móvel de internet 5G em Rio Verde. 

imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e o Governo do Estado de Goiás realizaram solenidade de lançamento do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), inauguração do primeiro prédio do Parque Tecnológico do  IF Goiano e lançamento da rede de internet móvel de quinta geração (5G) para o agronegócio, em caráter experimental. A solenidade ocorreu na quinta-feira, 3 de dezembro, na cidade de Rio Verde e contou com a participação de autoridades federais, estaduais e municipais. 

A programação foi dividida em duas etapas: inauguração das instalações do IF Goiano e lançamento da rede de internet experimental em 5G. As atividades foram iniciadas com o decerramento da placa de inauguração do Parque Tecnológico e do Ceagre do IF Goiano. Participaram da solenidade, o pró-reitor de Ensino, Virgílio Erthal, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Alan Costa, Diretor-geral do Campus Rio Verde, Fabiano Guimarães, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ,Kedson Raul de Souza Lima, deputado federal, Lucas Vergílio  o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, além de outras autoridades. 

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Alan Costa, A inauguração do CEAGRE e do Parque tecnológico é um marco para o desenvolvimento e consolidação do ecossistema de inovação do IF Goiano. "Sobretudo pelo elevado potencial de gerar novas tecnologias, fomentar a pesquisa, oportunizar novas ideias, empresas, startups, associada à formação de recursos humanos do técnico ao pós-doutorado. Além disso, estes ambientes serão responsáveis por ampliar a elaboração, colaboração e execução de projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação entre o setor produtivo e o IF Goiano", explica. 

O Parque Tecnológico é um complexo voltado ao desenvolvimento tecnológico e empresarial, promotor da cultura de inovação e da colaboração, da competitividade industrial, da capacitação empresarial e da promoção de sinergias em atividades de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação, entre empresas e uma ou mais Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), com ou sem vínculo entre si.

Já o Ceagre tem o objetivo de gerar negócios e P&D focados em inovação, gerar soluções tecnológicas de alto valor agregado e deve aumentar o número de startups de agro em Goiás. A estrutura irá realizar as pesquisas dentro das dependências do Parque Tecnológico do IF Goiano. O Ceagre executará, ainda, projetos estratégicos em alinhamento com a política pública do setor agropecuário desenvolvendo soluções que impactem o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do estado de Goiás. Um grupo de pesquisa aplicada e inovação vai atuar nas demandas apresentadas pelo governo para o setor agrícola (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emater, Agrodefesa e Ceasa), promovendo treinamentos, aplicação de Big Data do agro, fazendo monitoramento em tempo real dos principais indicadores agroeconômicos, na transferência de tecnologia para o pequeno e médio produtor e outras demandas que possam ocorrer.

Durante a cerimônia, o pró-reitor de Ensino do IF Goiano, Virgílio Erthal, que representou o reitor da Instituição destacou a importância do projeto para a Instituição. “Essas obras são a materialização de nossa política de pesquisa aplicada, inovação e uma confirmação de resultado de parcerias firmadas nas esferas federal, estadual e municipal em Rio Verde. É um ganho, também, para o processo de formação de nossos estudantes que poderão conviver com esse ambiente de inovação que é essencial para seu destaque profissional", explica.

O projeto do Ceagre contará com a participação de pesquisadores especialistas em redes, sensores, automação durante os cinco anos de operação. Nesse contexto de Big Data, algoritmos, conectividade 4G/5G e LoRa para logística e rastreabilidade, drones, tratores e outros dispositivos autônomos, biotecnologia, Internet das Coisas e Inteligência Artificial, o Ceagre estará preparado para fazer a transformação digital no campo. O Centro terá, também, a preocupação em desenvolver soluções de baixo custo que possam ser incorporadas no dia a dia de pequenos e médios produtores rurais visando aumentar a competitividade, maximizar a produtividade, aumentar a qualidade, reduzir gastos e riscos.

 Rede 5G - A segunda etapa do evento foi o lançamento da Rede 5G no município de Rio Verde, que será utilizada em caráter experimental para fins de pesquisas realizadas pelo IF Goiano. Trata-se de uma iniciativa do IF Goiano, Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), a Huawei, a Goiás Telecom, o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia/UFG) e a Prefeitura de Rio Verde.

Com o lançamento Rio Verde se tornou o primeiro município no País a receber a tecnologia. O governador  do estado, Ronaldo Caiado, observou que a data marca um divisor de águas para o agro, e o que “há de mais importante em termos de tecnologia”. “Todo Brasil vai voltar os olhos para Rio Verde nos próximos meses”, afirma. “Vai trazer resultado para o produtor rural, economia no combate às pragas, resultado financeiro ao agricultor, além de resguardar o meio ambiente”, projetou Caiado durante solenidade de ativação do sinal que vai viabilizar o desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial e da chamada Internet das Coisas (Internet ofThings - IoT).

O projeto também tem parceria da Huawei, empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações. CEO da Huawei Brasil, Sun Baocheng frisou que o “Brasil é líder da agricultura no mundo, e novas tecnologias podem trazer mais eficiência e benefícios”. E que Goiás, sob gestão de Caiado, “está sempre fazendo o possível para atrair novas tecnologias”, a exemplo da parceria para implantação do novo sinal.

Durante o evento houveram  demonstrações de aplicações reais de uso de Internet of Things (IoT), ou Internet das coisas, para o agronegócio através da tecnologia 5G, desenvolvidas por meio de pesquisas com inteligência artificial. 

As duas primeiras torres de transmissão do 5G, em caráter de prova de conceito, foram instaladas na Fazenda Nycolle, e as pesquisas desenvolvidas no local serão realizadas em parceria com o Parque Tecnológico do IF Goiano e o Ceagre. O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, reforçou que a ferramenta trará tecnologia e economicidade. “Que o ganho real seja para o produtor rural, esse que alimenta o mundo e que todos dependem dele”, salientou. O governador concordou: “A agropecuária merece, mais do que tudo, desenvolver sua capacidade produtiva, com renda e retorno para o produtor”.

A ação também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), da Fapeg, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), da Goiás Telecom, do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia/UFG) e da Prefeitura de Rio Verde. Caiado ressaltou que a ciência não pode ser desprezada, e agradeceu aos parceiros do Estado. “Nada tem importância se tiver em pontos isolados. Conseguimos convergir tudo isso, demonstrando ao mundo a capacidade de avançar na tecnologia e tornar a vida das pessoas mais fácil.”

 

 Diretoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página