Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > Tese desenvolvida no IF Goiano alcança destaque mundial
Início do conteúdo da página
Pós-graduação

Tese desenvolvida no IF Goiano alcança destaque mundial

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 26 de Agosto de 2025, 11h56 | Última atualização em Quarta, 27 de Agosto de 2025, 11h29

Trabalho de doutorado é publicado em periódicos internacionais antes mesmo da defesa. A conquista reforça a excelência científica e a cooperação internacional do IF Goiano.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) reafirma seu compromisso com a internacionalização da educação com a defesa de tese de doutorado do estudante moçambicano Geraldo Acácio Mabasso, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias – Agronomia, no Campus Rio Verde. A pesquisa, que aborda o armazenamento de grãos de milho e a dinâmica do CO₂ em diferentes condições, teve parte de seus resultados publicados em três periódicos internacionais de elevado fator de impacto antes mesmo da defesa, marco que evidencia a qualidade do trabalho e o alto desempenho acadêmico alcançado.

Orientado pelos professores Osvaldo Resende e Diene Gonçalves Souza, Mabasso investigou a influência de variáveis como teor de água, temperatura e umidade relativa sobre a qualidade física, química e biológica dos grãos de milho, além da qualidade do óleo extraído durante 120 dias de armazenamento. O estudo também demonstrou que o uso de sensores de CO₂ pode ser uma ferramenta eficaz para detecção precoce de deterioração, contribuindo para a inovação tecnológica no manejo pós-colheita.

A publicação em revistas científicas internacionais especializadas, como Journal of Stored Products Research e Journal of Food Process Engineering, reforça a relevância da pesquisa não apenas para o meio acadêmico, mas também para o setor agrícola brasileiro, um dos líderes mundiais na produção de milho.

A conquista também evidencia a importância das parcerias internacionais. Mabasso integra o grupo de estudantes que ingressaram no IF Goiano por meio do Programa de Mobilidade Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB-Mob). O programa reúne estudantes de países como Moçambique, Haiti, Etiópia, Nigéria, Burundi, Afeganistão e Malawi. Atualmente, dos 11 estudantes contemplados pelo edital,  8 desenvolvem suas pesquisas na Instituição, nos Campi Morrinhos, Urutaí e Rio Verde. O IF Goiano é o primeiro Instituto Federal a integrar o GCUB, associação formada por mais de 100 universidades brasileiras e seis internacionais, voltada à cooperação acadêmica, científica e cultural. 

 

 

Diretoria de Comunicação Social, com informações da Seção de Comunicação Social e Eventos - Campus Rio Verde

registrado em:
Fim do conteúdo da página