Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > Começa a 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica
Início do conteúdo da página
EPT

Começa a 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 07 de Outubro de 2025, 23h09 | Última atualização em Quarta, 08 de Outubro de 2025, 23h12

IF Goiano marca presença no evento com a exposição de 28 trabalhos e é destaque em série sobre Indicações Geográficas que será lançada durante o evento. SNEPT acontece até quinta-feira, 9, em Brasília.

Alguns dos trabalhos presentes no stand do IF Goiano na Mostra Tecnológica da 5ª SNEPT
imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participa da 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), promovida pelo Ministério da Educação (MEC), entre os dias 7 e 9 de outubro, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Com o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”, o evento reúne 63 instituições e 1.434 expositores, com a apresentação de 400 projetos em diferentes áreas da educação profissional e tecnológica.

O IF Goiano marca presença na Mostra Tecnológica com 28 trabalhos desenvolvidos por estudantes e servidores, que representam o potencial de inovação e o compromisso da Instituição com o desenvolvimento científico e tecnológico. Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Carlos da Costa, participar da Semana é uma oportunidade importante de integração para os estudantes. Segundo ele, o evento amplia as conexões dentro da própria Instituição e possibilita o contato com projetos e tecnologias desenvolvidos em outras redes de ensino. “Aqui eles conseguem posicionar tanto o que estamos fazendo em relação ao cenário nacional, quanto levar para suas unidades novas ideias, novas expectativas e assim melhorar seus projetos de maneira geral”, explica.

Além da participação na Mostra Tecnológica, o IF Goiano protagoniza o primeiro episódio da série audiovisual “Indicações Geográficas nos Institutos Federais” que  será lançada na quarta-feira, 8, durante a programação do evento. A produção trata do projeto “Polvilho do Cará”, desenvolvido no Campus Hidrolândia. A série é uma realização da Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) em parceria com o IF Baiano, que visa mostrar como projetos da Rede Federal contribuem para transformar territórios e impulsionar o desenvolvimento regional. 

A programação da 5ª SNEPT conta ainda com a premiação do concurso “Educação Profissional para a Economia Verde” e o lançamento da coleção “Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil”. Os participantes poderão contemplar também diversas atividades culturais.

 A SNEPT acontece em conjunto com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com foco em inovação, tecnologia e modernização industrial.  A abertura dos eventos, promovida na manhã desta terça-feira, 7, foi marcada pela presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do ministro da Educação, Camilo Santana,  das ministras da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; e das Mulheres, Márcia Lopes; do ministro da Fazenda, Fernando Haddad; do ministro em exercício do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Tadeu Alencar.

 

Cerimônia de abertura do Festival Curicaca e 5ª SNEPT / Fotos: Luis Fortes/MEC

Diretoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página