Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano é destaque em série audiovisual sobre Indicações Geográficas
Início do conteúdo da página
SNEPT

IF Goiano é destaque em série audiovisual sobre Indicações Geográficas

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 08 de Outubro de 2025, 23h11 | Última atualização em Segunda, 13 de Outubro de 2025, 15h03

Primeiro episódio da produção focou no projeto desenvolvido pelo Campus Hidrolândia para registro do Polvilho do Cará. Série foi lançada nesta quarta-feira, 8, durante a programação da 5ª SNEPT, em Brasília. 

O Ministério da Educação exibiu nesta quarta-feira (8) o episódio 1 – Polvilho do Cará, da série Indicações Geográficas nos Institutos Federais. A apresentação foi realizada durante a 5ª edição da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), evento que ocorre até o dia 9 de outubro, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. A produção da série está sendo realizada em parceria com o Instituto Federal Baiano (IF Baiano). 

O episódio de estreia destacou o trabalho do campus Hidrolândia, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), na estruturação da Indicação Geográfica (IG) de um dos produtos mais tradicionais do município de Bela Vista de Goiás, o Polvilho do Cará. A IG é um selo de propriedade intelectual que protege a origem de um produto ou serviço, vinculando suas qualidades ou características à sua procedência geográfica. 

A série mostra de perto a capacitação de produtores, a implantação de mecanismos de controle e a rastreabilidade e articulação com cooperativas para organizar a produção e preparar o pedido de registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). É possível acompanhar, pelo material audiovisual, que o projeto beneficia dezenas de famílias, protege saberes tradicionais ligados à mandioca e amplia o acesso a mercados, fortalecendo a identidade territorial. 

O docente do IF Goiano e responsável pelo projeto do polvilho do Cará na Instituição,  Bruno de Andrade, ressalta que a indicação geográfica é um instrumento de propriedade intelectual para proteger o saber fazer dessas pessoas que atuam localmente. "A gente não inventa indicação geográfica a gente reconhece uma Indicação Geográfica", explica.

Desenvolvimento regional – No evento de lançamento da série, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, destacou o impacto das indicações geográficas e seus resultados econômicos e sociais para as regiões onde estão inseridas. “As Indicações Geográficas têm um papel fundamental no desenvolvimento regional, porque unem conhecimento científico, inovação tecnológica e saberes tradicionais em uma estratégia que gera renda, fortalece culturas locais e impulsiona novos negócios. A série é uma forma de mostrar como os institutos federais estão no centro dessas transformações”, afirmou. 

O Programa de Apoio e Promoção da Indicação Geográfica na Rede Federal é uma iniciativa do MEC de fomento, apoio e promoção para o desenvolvimento de Indicações Geográficas (IGs) na Rede Federal. 

Série – A série será composta por cinco episódios que retratam como projetos desenvolvidos pelos institutos federais têm contribuído para transformar territórios, fortalecer identidades locais e gerar desenvolvimento socioeconômico em diversas regiões do país. Todos os episódios estarão disponíveis no canal do MEC no YouTube. 

 

Clique e assista ao episódio 1 - Polviho do Cará

Conheça o Programa de Apoio e Promoção da Indicação Geográfica

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec - adaptada

Foto:  Rodrigo Fonseca

registrado em:
Fim do conteúdo da página