Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > Delegação francesa visita IF Goiano e participa de Fórum Franco-Brasileiro no IFMG
Início do conteúdo da página
Internacionalização

Delegação francesa visita IF Goiano e participa de Fórum Franco-Brasileiro no IFMG

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 22 de Outubro de 2025, 10h20 | Última atualização em Sexta, 24 de Outubro de 2025, 10h04

Professora e estudantes ficam no Brasil até sábado, 25, para imersão cultural, participação em evento internacional e busca por parcerias e conhecimento de tecnologias e estratégias para uma produção sustentável.

Uma delegação formada por quatro alunos e uma professora do Liceu Legta Étienne Restat, escola pública que fica em Sainte-Livrade-sur-Lot, na França, está no Brasil cumpriu agenda em Goiás a convite do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A delegação veio conhecer tecnologias e estratégias rumo a uma produção sustentável, em uma sequência de atividades que antecederam o 8º Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade, que está sendo realizado em Bambuí, Minas Gerais, até sexta-feira, 24.

De 11 a 19 de outubro, os franceses estiveram no Campus Urutaí, a 168 quilômetros de Goiânia, onde participaram de diversas atividades para conhecer a evolução dos sistemas agrícolas para outros mais resistentes às mudanças climáticas. Sob a recepção do IF Goiano, os alunos Boyancé Maéva, Pauquet Nathan, Laforgue Yvon e Grégoire Ilan e a professora Magali Loupias fizeram diversas visitas técnicas a propriedades de referência em Urutaí e região para conhecer metodologias e resultados em áreas como agroecologia, ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), manejo de culturas comerciais em bases sustentáveis e cultura alimentar regional, além dos trabalhos da Instituição com bioinsumos.

Comitiva conheceu diversas propriedades com sistemas de produção diferentes durante visitas técnicas. 

 

Os franceses também tiveram uma intensa programação cultural, participando de trilha ecológica na Serra de Caldas Novas, aprendendo sobre o Cerrado e suas espécies endêmicas. Lá também houve vivência com produtores e cozinheiros locais com oficina sobre produtos goianos como baru, pequi e queijo artesanal – com direito à degustação de pratos típicos. Eles conheceram, ainda, a Congada de Catalão, uma das maiores manifestações afro-brasileiras do Centro-Oeste. 

Para apresentar o impacto da cultura francesa na Capital, a comitiva esteve na sede  da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e depois seguiu em visita técnica ao Colégio Lyceu de Goiânia, A tradicional escola, tombada como patrimônio histórico, foi fundada em 1937 com base na educação e arquitetura francesas e passará a oferecer a língua a partir de 2026 em sua grade curricular. Além de conhecer a proposta de ensino da unidade e o compartilhamento de experiências, a visita pode levar a futuras parcerias institucionais entre Seduc, IF Goiano e o Legta Étienne Restat. Além do Lyceu, o grupo também conheceu uma escola em Orizona que utiliza a pedagogia da alternância, método de ensino francês voltado para o meio rural que intercala períodos de estudos formais em um centro educativo com períodos de trabalho na propriedade ou comunidade.

“O pré-fórum foi inovador. Os momentos de troca com os alunos do IF Goiano permitiram criar laços fortes entre os grupos. Eles retornam à França como verdadeiros embaixadores, muito enriquecidos por todas essas experiências”, conta a docente Magali Loupias, que lidera a comitiva francesa. Ela conta que esses estudantes participarão em abril de 2026 de um evento no qual terão que relatar tudo o que viveram no Brasil. “A visita fortaleceu a parceria entre ambas as instituições e ajudou a promover as práticas agrícolas sustentáveis, além de proporcionar vivências culturais com foco na biodiversidade, na valorização do território e na construção de conhecimento intercultural”, reforça o professor do IF Goiano Júlio César Ferreira, coordenador pedagógico responsável pela visita e intérprete do grupo.

Estudantes franceses e do IF Goiano viveram momentos de integração antes de partirem para Fórum Franco-Brasileiro. 

 

IFMG - No domingo, 19, a comitiva partiu para o Campus Bambuí do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), que sedia o Fórum Franco-Brasileiro. Realizado alternadamente no Brasil e na França desde 2005, o evento é um espaço internacional de diálogo e cooperação, que une ciência, educação e cultura. Ao promover o intercâmbio entre estudantes e educadores dos dois países, estimula o desenvolvimento de competências científicas, linguísticas e interculturais, reforçando valores de solidariedade, sustentabilidade e cidadania global.

Em sua 8ª edição, em 2025 ele celebra os 20 anos de criação e integra o calendário das comemorações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França, no âmbito do “Ano do Brasil na França e Ano da França no Brasil”. O Fórum é promovido por meio de uma parceria entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Ministério da Agricultura e Alimentação da França. 

 

Diretoria de Comunicação Social

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página