Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano intensifica ações e reforça compromisso com educação antirracista
Início do conteúdo da página
Neabis

IF Goiano intensifica ações e reforça compromisso com educação antirracista

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 19 de Novembro de 2025, 13h44 | Última atualização em Quarta, 26 de Novembro de 2025, 18h41

Programação diversa visa construir espaços de acolhimento, visibilidade e pertencimento para os estudantes negros em todas as unidades.

Campus Urutaí está realizando intervenções no intervalo entre as aulas
Campus Urutaí está realizando intervenções no intervalo entre as aulas

Às vésperas do Dia da Consciência Negra, celebrado a 20 de novembro, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) está com uma programação diversa e que envolve todos os seus campi. As atividades reforçam um compromisso institucional que ultrapassa o simbolismo da data: promover a equidade racial, valorizar a história afro-brasileira e consolidar uma educação antirracista no quotidiano acadêmico.

A atuação é coordenada pela Diretoria de Assuntos Estudantis e Ações Afirmativas (DAE), por meio da Coordenação de Inclusão e Diversidade, e pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs). A agenda é parte de um percurso que inclui o fortalecimento desses núcleos, a ampliação da formação dos servidores e a integração transversal dos temas étnico-raciais no currículo. O objetivo é construir espaços de acolhimento, visibilidade e pertencimento para os estudantes negros em todas as unidades.

 

Confira as realizações de cada campus:

Campus Ipameri – 19 de novembro

O campus promove um evento alusivo ao Dia da Consciência Negra, com apresentações musicais, declamações de poemas — incluindo obras de Conceição Evaristo — e palestra com dois convidados: um doutorando da UFU e uma empresária negra da região. O encerramento contará com músicas apresentadas por alunos. A iniciativa inclui atividades preparatórias sobre racismo e valorização da cultura afro-brasileira.

Campus Catalão – 17 a 19 de novembro

A Semana da Consciência Negra está reunindo palestras, filmes e exposições. Entre os destaques estão discussões sobre racismo ambiental, a exibição do filme Malês com roda de conversa, contributos de convidados como Radamés Vieira Nune, Felipe Alves e Nelson (Guiné-Bissau) e uma mostra de cartazes e fotografias sobre o tema, organizada por Letícia Stacciarini.

Campus Morrinhos – 19 de novembro

A unidade realiza oficina de artesanato em parceria com artesãs locais, destinada a servidores e membros do NEABI, além da exposição de banners produzidos anteriormente pelos alunos. Integrantes do núcleo também gravarão vídeos sobre personalidades negras históricas e contemporâneas.

Campus Campos Belos – 18 de novembro

O campus realizou na tarde de terça-feira apresentações de teatro e dança, salas temáticas e sarau poético. À noite, o evento incluiu palestras com William Júnior (Amapá) e Sílvia Bueno, mesa “Corpo, Território e Resistência” e roda de capoeira.

Campus Cristalina – segunda quinzena de novembro

A unidade organiza uma semana imersiva com cinema, apresentações teatrais e palestras envolvendo todas as turmas, centrada na identidade negra, na resistência e na valorização cultural.

Campus Posse – 10 e 11 de novembro

A II Jornada da Consciência Negra contou com palestra sobre injúria racial e racismo, apresentação do protocolo de acolhimento a vítimas, café da manhã coletivo, oficinas de letramento racial, leitura de autoras negras, ações de valorização da estética afro e uma roda de conversa sobre protagonismo negro.

Campus Ceres – 18 de novembro

O evento “Construindo Espaços de Resistência e Enfrentamento” incluiu cine-debate do documentário Ah, Branco! Dá Um Tempo! e seminário sobre educação e inovação com perspetiva antirracista.

Campus Rio Verde – 5 a 30 de novembro

O projeto “Protagonismo Negro” promove curadoria fotográfica ao longo do mês, exibições artísticas, mostra cultural e o Festival Viva Zumbi, com oficinas de capoeira, maculelê e samba de roda.

Campus Iporá – 12 de novembro

O evento “Raízes e Cultura Negra em Iporá” apresentou o curta Águas de Ébano, o espetáculo de dança Fragmentos e outras performances temáticas, reforçando a representatividade e a identidade negra no contexto regional.

Campus Trindade – 17 a 19 de novembro

A unidade realiza o evento “Vozes Negras”, um espaço de reflexão, valorização e combate ao racismo com exposições de arte, de livros, roda de conversa, exibição do filme “Estrelas Além do Tempo”, apresentação de capoeira e oficina de colagem, entre outros.

Campus Urutaí – 17 a 19 de novembro

O Campus está realizando intervenções antirracistas nos intervalos entre as aulas com música, poesia, debates e momentos de escuta. No dia 19 haverá roda de conversa com os Ternos Canário Amarelos e Coroa de Ouro, grupos tradicionais de Urutaí que carregam em sua trajetória a força da ancestralidade, da fé e da cultura negra.

 

Diretoria de Comunicação Social

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página