Fapeg 20 anos: parceria fortalecida com o IF Goiano
Cooperação tem ampliado infraestrutura, internacionalização e impacto científico no estado.
Criada pela Lei nº 15.472, de 12 de dezembro de 2005, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) celebra 20 anos em 2025 como importante instrumento de fomento à ciência, tecnologia e inovação no estado. A Fundação tem atuado como elo entre o conhecimento científico e o desenvolvimento econômico e social, papel que se intensifica na colaboração e parceria estratégica com o Instituto Federal Goiano (IF Goiano).
Ao longo de duas décadas, a Fapeg impulsionou projetos, programas de formação, centros de excelência e ações de internacionalização que têm fortalecido o ecossistema científico no interior do estado. Para o IF Goiano, esse apoio tem sido determinante para ampliar a infraestrutura de pesquisa, consolidar pós-graduações, incentivar a inovação e aproximar o conhecimento das demandas da sociedade goiana.
Histórico de parceria
Nos últimos cinco anos, o IF Goiano participou de 17 editais voltados à formação de estudantes, recebeu apoio para eventos nacionais e internacionais, conquistou premiações, ampliou sua atuação em redes de pesquisa e estruturou ambientes avançados como laboratórios multiusuários e a Editora IF Goiano. O suporte da Fapeg também favoreceu a consolidação de Programas de pós-graduação profissionais, além da ampliação da mobilidade internacional para estudantes brasileiros e estrangeiros.
Por meio da Fapeg Itinerante, a fundação busca ouvir demandas locais e aproximar a instituição de ensino dos processos de fomento. Na edição realizada recentemente na Reitoria do IF Goiano, gestores da Fapeg acompanharam de perto indicadores e resultados das áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação do Instituto, reforçando a importância da interiorização da ciência.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alan Carlos da Costa, o trabalho conjunto tem sido decisivo para expandir oportunidades. “Ciência também é coisa do interior. A estrutura que o IF Goiano possui hoje, com mestrados, doutorados, centros de excelência e grupos de pesquisa consolidados, só é possível graças ao apoio contínuo da Fapeg”, destaca Alan.
Centros de Excelência e infraestrutura
A Fundação tem priorizado investimentos que conectam produção científica e demandas sociais, com foco em áreas estratégicas. Hoje, cerca de 20% dos Centros de Excelência apoiados no estado estão no IF Goiano, como o Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO), que atua de forma multicampi e tem se tornado referência nacional em pesquisa, formação de recursos humanos e tecnologias aplicadas ao agronegócio sustentável.
Além disso, a Fapeg tem disponibilizado recursos para a manutenção, adequação e modernização de laboratórios do Instituto. Em 2025, por exemplo, o IF Goiano lançou edital interno para selecionar projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação, com potencial de receber investimentos.
Internacionalização e premiações
A parceria também tem ampliado o alcance internacional do IF Goiano. Com apoio da Fapeg, estudantes estrangeiros aprovados no Programa GCUB-Mob receberam auxílio-instalação para iniciar mestrado e doutorado nos campi da Instituição, reforçando a internacionalização da ciência com perspectiva social e inclusiva.
Pesquisadores do Instituto têm se destacado nas edições do Prêmio Fapeg de Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo contemplados em categorias voltadas para pesquisa aplicada, educação, inovação no setor público e iniciativas protagonizadas por estudantes da pós-graduação. Na edição mais recente do prêmio, entregue em fevereiro deste ano, o IF Goiano manteve presença entre as instituições de pesquisa do estado, com três pesquisadores premiados.
Projeções para os anos seguintes
Ao completar 20 anos, a Fapeg reafirma, em suas ações e programas recentes, a prioridade no fortalecimento da pesquisa, da inovação e da interiorização da ciência em Goiás. Para o IF Goiano, essa trajetória conjunta tem resultado na expansão da formação de pesquisadores, no aprimoramento da infraestrutura científica e no aumento do alcance social das ações desenvolvidas pela Instituição.
Para Alan, o trabalho conjunto tem sido decisivo para o avanço das ações do estado. “A Fapeg tem estado de forma presencial em diversas unidades da Instituição, conhecendo a realidade das unidades e a repercussão do apoio que tem concedido por meio dos diversos editais nos quais o IF Goiano participa. Seguimos empenhados em fortalecer essa colaboração, porque seus resultados transformam realidades e ampliam o impacto social da ciência em Goiás”, ressalta o pró-reitor.
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais