A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Comitês > Comissão de Ética no Uso de Animais > Orientações para submissão de projetos
Início do conteúdo da página

Orientações para submissão de projetos

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2015, 11h29 | Última atualização em Quinta, 13 de Agosto de 2020, 15h44 | Acessos: 3898

A Comissão de Ética em Uso de Animais faz uso do sistema online para submissão de projetos. Para submissão de projetos com finalidade em pesquisa/treinamento solicitamos anexar o cronograma detalhado contendo o mês e o ano de cada etapa da pesquisa, bem como revisão de literatura, execução da pesquisa, análise de dados, publicação e as referências bibliográficas. Para submissão de projetos com finalidade em ensino solicitamos anexar o plano de ensino da disciplina. Obs.: Projetos de pesquisa já submetidos a agências de fomento ou editais de pesquisa podem ser anexados em seu inteiro teor desde que tenham os itens acima citados.

Observe o calendário de reuniões no momento de elaborar o cronograma. Os projetos documentalmente aprovados são distribuídos aos membros até quinze dias antes da reunião mensal, que acontece, geralmente, na segunda terça-feira de cada mês. Caso o recebimento do projeto se dê com menos de 15 dias de antecedência às reuniões, os mesmos terão os pareceres liberados apenas na reunião do mês seguinte.

 

- Manual do Pesquisador

- Clique e acesse o sistema para submissão de projetos

- Termo de consentimento dos responsáveis pelos animais (caso necessário)

OBSERVAÇÃO PARA PROJETOS EM PARCERIA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES: De acordo com a Diretriz Brasileira para o Cuidado e a Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou de Pesquisa Científica - DBCA: "Atividades de ensino ou de pesquisa científica que incluam animais não podem ser iniciadas antes da aprovação formal pela CEUA da Instituição em que os animais estarão sob análise, ou de todas as CEUAs envolvidas quando os animais a serem utilizados estiverem localizados em mais de uma Instituição."

- Modelo de plano de ensino

- Termo de autorização do SISBIO (em caso de pesquisas que utilizem animais silvestres)

- O cronograma deve prever o envio à CEUA, com prazo mínimo para início da pesquisa de 60 dias após a reunião de distribuição do projeto

 

*Para envio de relatório final é obrigatório: a) responder as informações solicitadas pela plataforma Ceua, b) anexar a cópia do trabalho publicado (caso publicado) e c) anexar o comprovante de publicação do trabalho (caso publicado).

 

*TODOS os membros da equipe de pesquisa devem ser inseridos no "FormConcea" (formulário a ser preenchido diretamente na plataforma) e no projeto detalhado. O Termo de compromisso gerado pela plataforma CEUA ao final de cada submissão deve ser assinado por TODOS os membros da equipe e anexado.

 

Fim do conteúdo da página