Campus Trindade seleciona candidatos para 220 vagas em cursos técnicos e superiores

Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2017, 11h14 | Última atualização em Sexta, 17 de Novembro de 2017, 09h27 | Acessos: 4428

Oportunidades são para cursos técnicos integrados ao ensino médio e em engenharias

Os interessados em ingressar no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Trindade já podem se inscrever para concorrer as 220 vagas ofertadas na unidade até o dia 27 de novembro. Há dois processos seletivos com inscrições abertas. O de ingresso nas graduações de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica e o de seleção de alunos para os cursos técnicos integrados ao ensino médio em de Automação Industrial, Edificações, Eletrotécnica e Informática para Internet. As inscrições são iniciadas on-line pelo site de cada seleção.

Processo Seletivo Cursos Técnicos

Processo Seletivo Cursos Superiores

Os candidatos as 140 vagas dos cursos técnicos tem que cumprir uma segunda etapa da inscrição on-line que é a entrega da documentação comprobatória que também tem com prazo final a data de 27 de novembro. De acordo com o Edital nº 19/2017, esta seleção será realizada por meio de análise do histórico escolar, considerando a média aritmética das notas de cada disciplina, do 6º ao 8º ano do ensino fundamental. Não há realização de prova.

Antes de lançar as notas no ato da inscrição, o candidato às vagas dos cursos técnicos deve ficar atento para a escala numérica de 0 a 100, adotada pelas regras do edital. Por exemplo, se a nota do candidato é 9,5 em matemática, no histórico escolar do ensino fundamental ou documento equivalente, na inscrição, o candidato deverá realizar a conversão multiplicando a nota por 10 (9,5 x 10 = 95). Assim, a nota a ser lançada será 95. Se as notas não forem lançadas na escala 100, a inscrição do candidato pode ser indeferida.

O curso técnico integrado ao ensino médio contempla, ao mesmo tempo, a formação de nível médio e profissional. O estudante obtém o certificado de conclusão do ensino médio e também a certidão de formação profissional, de nível técnico, na área do curso escolhido.

Engenharias

A oferta de dois cursos superiores é a grande novidade das vagas ofertadas pelo Campus Trindade. Segundo as regras da seleção de alunos de graduação, são 40 vagas para Engenharia Elétrica e 40 para Engenharia Civil. Os cursos têm duração de cinco anos e ocorrerão no período, predominantemente, noturno. A seleção para as engenharias se acontece pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem concorrer com a pontuação obtida nas edições do exame de 2015, 2016 ou 2017. As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de novembro.

Segundo o Edital nº 24/2017, 70% das vagas dos cursos de graduação do IF Goiano são destinadas para ingresso pelo Processo Seletivo 2018/1 de Cursos Superiores realizado pelo próprio Instituto, considerando a nota do Enem. O preenchimento dos outros 30% será por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Ministério da Educação (Mec), que também tem como base a nota do Enem. As vagas remanescentes da lista de espera do Sisu poderão ser preenchidas com os candidatos aprovados na lista de espera do Processo Seletivo 2018/1 do IF Goiano.

Campus Trindade

Caminhando para três anos de funcionamento comemorados sempre no mês de março de cada ano, o Campus Trindade conta com atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e atende à região composta por nove municípios: Abadia de Goiás, Avelinópolis, Caturaí, Campestre, Goianira, Guapó, Santa Bárbara, Goiânia e Trindade.

O Campus Trindade tem uma vocação industrial, diferente dos demais campi do IF Goiano que são voltados à agropecuária. Os cursos ofertados são de nível técnico integrado, técnico subsequente EaD, superior e pós-graduação (especialização).

IF Goiano

O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goino) é uma instituição pública de ensino, multicampi, que oferece ensino superior e técnico em diversas áreas com o objetivo de formar cidadãos preparados para a vida e, consequentemente, para o mundo do trabalho.

Entre os Institutos Federais do país, o IF Goiano é o que conta com maior número de cursos de pós-graduação, especializações, mestrados, doutorados e até o pós-doutorado, todos aprovados pela Capes. O IF Goiano não é o IFG.

IF Goiano ≠ IFG

Na criação dos Institutos Federais, o Estado de Goiás ficou com dois Institutos: IF Goiano e IF Goiás (IFG). Trata-se de instituições diferentes, mas da mesma rede federal de ensino, com campi em cidades distintas, diferentes cursos e áreas de atuação.

Aberta seleção de novos alunos para cursos técnicos integrados 2018

Publicado edital de seleção de alunos para ingresso em Engenharia Civil e Elétrica

Assessoria de Comunicação Social, IF Goiano – Campus Trindade