Grupo de trabalho estuda plano de desenvolvimento para Ceres

Publicado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 16h50 | Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2019, 21h02 | Acessos: 1035

Iniciativa tem participação do Campus Ceres, que sediou em 2018 o primeiro grande evento de empreendedorismo da região. Reunião desta sexta foi realizada na unidade, com participação de servidores

Por Tiago Gebrim
Fotos: Tiago Gebrim

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) sediou nesta sexta-feira, 15 de fevereiro, uma reunião com representantes de comércio, sindicatos, organizações e instituições de ensino dos municípios de Rialma e Ceres. O encontro envolveu 20 pessoas, incluindo pesquisadores da Instituição.

O foco da reunião é dar desdobramento às ações do Empreentec – evento voltado para empreendedorismo e tecnologia realizado no Campus Ceres em 2018 –, no sentido de unir forças em torno de um projeto para o desenvolvimento econômico para os municípios. “Desde o fim do evento começamos a trabalhar essa ideia com o grupo que estava mais próximo das ações, formado pelo professor Leonardo Arantes, o empresário Erivan dos Santos, o economista Alexandre Marques e o advogado Tyrone Guimarães, grupo este que agora está se ampliando”, explicou o diretor-geral do campus, Cleiton Mateus.

Ao centro, o professor e Leonardo Arantes, que foi idealizador do Empreentec. À direita, o diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus

O primeiro momento do encontro teve participação do economista Alexandre Marques, que trouxe dados recentes sobre os índices de desenvolvimento municipal de Ceres e Rialma. Fazendo uso dos estudos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, da SeEcon/GO, Marques dissecou os indicadores e explicou que, embora Ceres tenha uma ótima nota no quesito desenvolvimento, isso se deve a duas áreas isoladas – Saúde e Educação. “No tocante à geração de empregos e renda, estamos abaixo da média do estado”, apontou o economista.

Conforme mostram os indicadores, é perceptível em Ceres a existência de dois arranjos produtivos, o de Saúde, que já se encontra consolidado, e o de Educação, ainda em construção. Outros arranjos possíveis seriam de tecnologia, agronegócio e ecoturismo, "que talvez possam se tornar realidade se adequadamente estimulados", opina Borges. Para ele, os empresários e pesquisadores do município precisam concentrar esforços na atração de empreendimentos intensivos, usufruindo dos fatores mão de obra e pessoal qualificado (trabalho e conhecimento), disponíveis na região, para traçarem um plano de desenvolvimento econômico que beneficie não somente Ceres como as demais cidades vizinhas.

Após a apresentação, os participantes formaram grupos de discussão para aprofundara análise inicial, apontando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à economia de Ceres e Rialma. A previsão é que em breve haja nova reunião para dar continuidade aos trabalhos de elaboração do plano de desenvolvimento, contemplando ambos os municípios. Nas palavras dos organizadores da reunião, "espera-se que o envolvimento de vários representantes da sociedade contribua para a construção de um plano realista e com perspectiva de longo prazo que possa ser executado em parceria entre os diversos agentes da sociedade, incluindo iniciativa privada e setor público".

O economista Alexandre Marques, que alertou sobre o desequilíbrio entre os indicadores referentes aos municípios de Ceres e Rialma

Ascom Campus Ceres