Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano expõe protótipo de microscópio feito com celular
Início do conteúdo da página
SNCT

IF Goiano expõe protótipo de microscópio feito com celular

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2015, 14h44 | Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2015, 11h56

Aluno do Câmpus Ceres expõe, em Brasília, protótipo que visa baratear e tornar acessível microscópios para utilização em sala de aula. 

Estudante do Câmpus Ceres expõe protótipo na SNCT de Brasília
Estudante do Câmpus Ceres expõe protótipo na SNCT de Brasília

 O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participa da 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Brasília, realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A Instituição apresentará, durante o evento, um projeto de pesquisa do aluno Allan Pablo Gomes, do curso de Licenciatura em Química do Câmpus Ceres. 

Allan montou um protótipo de microscópio de baixo custo, que utiliza apenas a câmera de um celular e uma lente de "laser pointer", que é um ponteiro laser utilizado em apresentações. A ideia de reproduzir o protótipo, segundo o discente, partiu da vontade de tornar o microscópio mais acessível a estudantes e escolas que não possuam recurso para trabalhar com o mecanismo. "É um aparelho muito caro e queremos que os estudantes tenham uma ideia de como trabalhar com o microscópio, ainda que o nosso mecanismo não possua a mesma resolução. Dessa maneira podemos incentivar o interesse pela ciência", diz. 

Além da oportunidade de demonstrar seu projeto, o aluno do Câmpus Ceres comemora a chance de participar do evento nacional. "É a primeira vez que participo de um evento desse porte. Estou ansioso para ver os demais trabalhos e apreender um pouco mais", diz. 

Leitor de cédulas - Além do projeto do Câmpus Ceres, o IF Goiano também expõe em seu estande na SNCT de Brasilia, o projeto "Identificador de Cédulas de Dinheiro para Deficientes Visuais". O projeto é desenvolvido pelo professor Eduardo Castilho e pelos estudantes Vítor Fernandes dos Santos, Moisés Silva dos Santos e Patrícia Duarte da Silva, do curso técnico em Informática do Câmpus Avançado Catalão. O leitor de cédulas consiste em um dispositivo portátil, de baixo custo, capaz de fazer a identificação de cédulas de dinheiro e informar o usuário com deficiência visual por meio de comando de voz.

O tema da 12ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia será "Luz, Ciência e Vida". Esta escolha se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico. A participação do IF Goiano na 12ª SNCT de Brasília é coordenada pela pró-reitoria de Extensão do IF Goiano.

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos

Leia mais: 

IF Goiano participa da 12ª SNCT

12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Hidrolândia 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página