Página inicial > Últimas Notícias > Integra IF Goiano começa na terça-feira, 1º de outubro

Integra IF Goiano começa na terça-feira, 1º de outubro

Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 14h44 | Última atualização em Quarta, 02 de Outubro de 2019, 11h32

Evento, considerado o maior da Instituição, abarcará ensino, pesquisa e extensão. Junto à programação técnico-científica, será realizado o 3º Festival de Música do Instituto

A partir de terça-feira, 1º de outubro, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) reunirá estudantes de todas as unidades da Instituição para quatro dias de experiência no que já é considerado o maior evento técnico-científico da casa. O Integra IF Goiano, iniciativa pioneira que vai unir ensino, pesquisa e extensão, abarcará os eventos institucionais já existentes desses dois últimos pilares, além de abrir espaço para o novo Congresso de Ensino (Ceif).

Com quase mil participantes confirmados, vindos de mais de 20 municípios diferentes, o Integra IF Goiano contabilizou 648 trabalhos, que se dividem entre os três eixos – ensino, pesquisa e extensão – e serão apresentados pelos estudantes no decorrer do evento. Contudo, a programação vai muito além, trazendo mesas-redondas, oficinas e palestras que preencherão os quatro dias do Integra. No período noturno os estudantes terão opção de participar de eventos culturais, organizados pelo Núcleo de Ciência, Arte e Cultura (Naif) do Campus Ceres.

Para o presidente da comissão organizadora do Integra, o diretor de Ensino da unidade anfitriã, Adriano Braga, o destaque do evento é a gama de assuntos trazidos pelas mesas-redondas e palestras, que tratam de temas caros às instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A primeira delas, Curricularização da Extensão, ocorrerá na manhã de quarta-feira, 2, e trará profissionais de instituições do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

“Esse assunto tem sido amplamente discutido e conforme resolução do Ministério da Educação [a curricularização] será obrigatória em todos os cursos superiores a partir de 2021. Aqui também discutiremos o tema em outros níveis de ensino”, explica Braga. O mesmo assunto será tratado ainda em outra ocasião, na tarde de quinta-feira, 3, durante a mesa-redonda Como realizar a curricularização da extensão?, que terá entre participantes a docente Geísa Ribeiro, servidora do IF Goiano.

No mesmo dia, pela manhã, uma outra mesa-redonda abordará um tema bastante atual, já estampado em seu título: Integridade e promoção da equidade de gênero no ensino, na pesquisa, na inovação e na extensão. A atividade terá participação da pesquisadora Fernanda Staniscuaski, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e da professora Flávia Morais, deputada federal pelo estado de Goiás.

Festival de Música – Entre os eventos culturais que ocorrerão dentro do Integra IF Goiano, a 3ª edição do Festival de Música é provavelmente o mais esperado. O festival ocorrerá na noite do segundo dia do Integra e já tem candidatos selecionados (clique e veja o resultado), oriundos de oito campi da Instituição.

Cada candidato ou banda concorrerá com uma apresentação somente, que poderá ser de qualquer gênero, como Música Popular Brasileira, Samba, Sertanejo Raiz, Carimbó, Axé, Forró, Baião, Pop-rock, Funk e RAP. Serão analisados ritmo, desenvoltura de palco e afinação. Os três melhores colocados serão premiados em dinheiro, com os valores de R$ 1.000, R$ 600 e R$ 400, respectivamente.

Acesse a programação completa

Ascom Campus Ceres