Página inicial > Últimas Notícias > Ação & Sociedade consolida características extensionistas do IF Goiano

Ação & Sociedade consolida características extensionistas do IF Goiano

Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 11h53 | Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 13h58

Terceira edição da revista acaba de ser lançada e possibilita interação entre os campi.

Lançamento ocorreu durante o Integra IF Goiano, em Ceres

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) acaba de lançar a terceira edição da sua revista Ação & Sociedade. A revista, destinada a todo o público da Instituição, tem o propósito de disseminar as ações de extensão do IF Goiano, fazendo um apanhado das iniciativas de seus 12 campi.

A Instituição sempre teve fortes características extensionistas nas suas unidades de origem, hoje os campi Ceres, Morrinhos, Rio Verde e Urutaí, e com a criação e expansão do IF Goiano, as ações de Extensão se ampliaram por meio da implantação de diversos programas, projetos e ações. Para se ter uma ideia, em junho de 2017, quando foi publicada a primeira edição da Ação & Sociedade, as ações extensionistas chegavam a mais de 90 municípios goianos.

De lá para cá, as iniciativas no eixo da extensão cresceram, não só em número como em abrangência. Somente no ano de 2018 foram executados 223 projetos, 35 cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e 221 eventos. Estima-se que as ações tenham atingido público de 90 mil pessoas.

O lançamento da última edição da revista Ação & Sociedade ocorreu em outubro deste ano, no Campus Ceres, durante o evento Integra IF Goiano. Na ocasião, conversamos com a equipe da Pró-Reitoria de Extensão sobre o momento vivido pela publicação, sua relevância para a Instituição e a previsão para futuras ações de Extensão. Confira abaixo os principais destaques:

Portal IF Goiano - Na solenidade de lançamento da revista, em 2017, foi destacado que uma de suas funções era registrar as iniciativas de Extensão da Instituição. Pode-se afirmar hoje que, com tal registro, a revista permitiu atingir outros objetivos?

Sebastião - Sim. Consideramos que a cada ano as ações da Extensão se tornam mais conhecidas e valorizadas, visto que o trabalho extensionista gera frutos importantes tanto para a comunidade acadêmica, quanto para a sociedade em geral. A revista tem sido distribuída em bibliotecas do IF Goiano e dos IFs do Brasil inteiro, além de serem entregues edições em prefeituras e outros órgãos públicos e privados. Observamos que a revista possibilita uma interação entre os campi, fazendo com que ações que eram realizadas em apenas um campus sejam replicadas em outros.

Portal IF Goiano - Quais são os próximos desafios?

S - A intenção é fazer com que, cada vez mais, estudantes e servidores entendam que o intuito das ações extensionistas é promover o desenvolvimento social, fomentar projetos e programas e garantir valores democráticos dentro e fora da Instituição. Assim, compartilham com o público externo o conhecimento adquirido por meio do ensino e pesquisa desenvolvidos no IF Goiano.

Portal IF Goiano - Como a Proex percebe a receptividade da Revista Ação & Sociedade dentro do IF Goiano? E entre as entidades parceiras?

S - Costumamos receber retornos positivos dos colegas e discentes do IF Goiano, pois eles passam a conhecer atividades que acontecem nos 12 campi da Instituição, das quais eles não tinham conhecimento. As entidades parceiras recebem as revistas com uma certa surpresa, pois elas não imaginam que existam tantas ações extensionistas acontecendo. Ficam satisfeitos.

Portal IF Goiano - Quantas áreas do conhecimento estão contempladas entre os projetos de extensão trazidos na atual edição da revista?

S - Na revista, os assuntos que permeiam os projetos evidenciados são variados. As áreas temáticas são delimitadas, conforme orientação do Fórum de Extensão do Conif, são: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho.

Portal IF Goiano - O processo de seleção dos projetos que figurarão na revista fica a cargo de cada unidade acadêmica? Existe um número específico de projetos por unidade?

S - A quantidade específica de projetos de extensão que podem ser submetidos é ilimitada. Entretanto, por conta do tamanho da revista, apenas alguns projetos são escolhidos por campi para publicação (isso fica a cargo de cada campus). É uma média de 8 a 12 páginas por unidade.

Portal IF Goiano - Qual a contribuição da Revista Ação & Sociedade para a conscientização de gestores e executores sobre a importância de se realizar ações de extensão?

S - Ao destacar as ações, a revista contribui para o fortalecimento da Extensão. Os diretos-gerais acabam entendendo e valorizando mais esta área e os diretores de extensão sinalizam essa consolidação possibilitada através da divulgação das atividades na revista.

Portal IF Goiano - Com a iminente curricularização da extensão prevê-se um aumento na demanda por espaço na revista, ou uma alteração em seu formato?

S - Sim. Existe a intenção de um aumento no número de páginas na revista, pois, com a curricularização da Extensão, uma maior gama de atividades serão submetidas, pois vão atingir muito mais alunos do que atinge. Existe, sim, uma ideia de lançar uma outra revista, nesse novo contexto, com um viés mais científico, contemplando artigos e abarcando melhor a curricularização.

Texto: Ascom/Campus Ceres

registrado em: