Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano certifica jovens e adultos participantes do Exame
Encceja

IF Goiano certifica jovens e adultos participantes do Exame

Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 11h37 | Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 09h58

Interessados em obter o certificado de Ensino Médio já podem procurar uma das unidades do IF Goiano.

Os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 já podem ser consultados (veja abaixo). O acesso às notas na página do Encceja exige CPF e senha.

Quem obteve a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação terá o certificado do ensino fundamental ou médio emitido pelas Secretarias de Estado de Educação. O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) firmou adesão ao Encceja e também é certificador do exame, porém somente do ensino médio.

Aqueles que preencheram os requisitos acima devem procurar a coordenação de registros escolares de uma das unidades da Instituição – desde que tenha selecionado o IF Goiano como certificadora no ato da inscrição para o exame - para solicitar a declaração de proficiência. Para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, o interessado deve, também, ter mais de 18 anos completos na data da primeira prova da edição do exame.

Quem obteve nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento terá direito à declaração parcial. Com ela, o participante fica liberado para se inscrever na próxima edição do exame nas áreas em que não alcançou as notas necessárias para o certificado de conclusão.

Esta edição do exame teve recorde de participantes presentes: 1.185.945, o que representa um aumento de 45% em relação à edição do ano passado. Desde 2002, o Inep é responsável pela aplicação do Encceja no Brasil e no exterior. O exame visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada. O Encceja Exterior é aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Saiba mais no Guia de Certificação do Encceja

Acesse o Sistema Encceja

Leia o edital do Encceja 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação do Inep (adaptada)