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Entrevista

Reitor avalia atividades remotas e projeta cenários possíves

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Publicado: Segunda, 03 de Mai de 2021, 11h25 | Última atualização em Quinta, 13 de Mai de 2021, 10h20

Em entrevista, reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, avalia saldo após um ano atividades remotas em função da pandemia do COVID-19 e discute caminhos possíveis. 

Visando preservar a saúde de seus estudantes e servidores, o IF Goiano suspendeu a realização de aulas presenciais em março de 2020, cumprindo decreto do Governo do Estado de Goiás para o enfrentamento da pandemia do COVID-19. Ainda no mês de março, a Instituição criou um Grupo de Trabalho Especial para analisar a possibilidade do prosseguimento das aulas letivas por meio não-presencial.

No dia 20 de abril de 2020 foi instituída, no IF Goiano, a volta às atividades letivas por meio da Educação a Distância (EaD). Transcorrido um ano de aulas não-presenciais e atividades administrativas remotas, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou uma entrevista com o reitor da Instituição, Elias Monteiro, para avaliar o trabalho realizado até o momento e discutir possíveis cenários para um futuro próximo. Confira a entrevista abaixo:

IF Goiano- Inicialmente gostaríamos de levantar um histórico sobre o período em que vivemos. Em março do ano passado fomos todos pegos de surpresa com a mudança para Ensino Remoto. Como você avalia que o IF Goiano se saiu durante essa transição?

Elias - A pandemia da COVID 19 sobressaltou o mundo e estabeleceu uma série de mudanças tão repentinas quanto inevitáveis, mas, mesmo dentro desse cenário desolador, o IF Goiano praticamente não parou. Em pouco tempo conseguimos nos organizar para fazer frente à realidade que se impôs e retomar as atividades acadêmicas e administrativas de forma não presencial. Muitas foram as dificuldades, entretanto a não descontinuidade dos serviços prestados à comunidade foi um terreno profícuo para estratégias de enfrentamento da crise que insiste em nos desestabilizar.

 

IF Goiano – Um dos principais desafios, com certeza, foi buscar equalizar melhor as ferramentas de acesso dos estudantes à internet e a disponibilidade de equipamentos eletrônicos. Qual foi a estratégia utilizada para buscar garantir a continuidade dos estudos dentro do IF Goiano?

Elias - Apesar da falta do devido tempo de preparação para o ensino não presencial, não medimos esforços para incrementar as possibilidades de acesso dos nossos estudantes aos conteúdos e práticas acadêmicas nas diversas áreas do conhecimento, tampouco de oferecermos suporte ao corpo docente. Foram disponibilizados meios e ferramentas de tecnologias de informação e comunicação, centralizando as atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA - MOODLE), bem como produzidas lives e outros conteúdos digitais voltados à formação dos estudantes e à capacitação de docentes.

 

IF Goiano - Um dos grandes desafios de todas as áreas foi lidar com a imprevisibilidade do futuro, em 2020, já que pouco se sabia sobre a pandemia e quanto tempo ela iria durar. De que forma o IF Goiano buscou se organizar para garantir que as atividades letivas fossem menos prejudicadas diante das incertezas?

Elias - Nesse cenário de grandes incertezas, faz-se necessário manter sempre aberto um espaço de discussão onde a gestão, da reitoria e dos campi, possa se manter informada e atualizada, e assim o fizemos. Nesse ambiente democrático, e envolvendo várias instâncias de gestão, temos conseguido encontrar e colocar em marcha ações assertivas que, de forma crítica e responsável, têm garantido, por um lado, uma formação acadêmica de qualidade aos nossos estudantes e, por outro, resguardando o bem-estar e a saúde de toda a comunidade acadêmica do IF Goiano. Nesse sentido, nossa rotina tem se resumido ao exercício da resiliência. 

IF Goiano - Com relação aos servidores, docentes e técnicos administrativos tiveram que se adaptar bruscamente a uma nova realidade de trabalho. Como você avalia essa adaptação à nova rotina de trabalho remoto e o serviço prestado pelo IF Goiano nesse período?

Elias - A equipe de servidores docentes e técnico-administrativos é motivo de grande orgulho para esta gestão. É ela que, com reponsabilidade e compromisso, faz o IF Goiano ser a instituição que é. Mesmo atropelados pela pandemia, reclusos em suas casas, usando seus próprios equipamentos e internet, mantiveram suas rotinas e atividades profissionais como prioridade, mantendo a instituição em pleno funcionamento. Ainda, com a adoção do trabalho remoto, foi possível verificar um considerável aumento na produtividade dos nossos servidores.

 

IF Goiano - Para além das questões operacionais, a pandemia gerou (e continua gerando) bastante sobrecarga emocional nos estudantes e servidores. Quais estratégias a Instituição tem buscado para lidar com essas questões?

Elias - Em meio à desolação do distanciamento social, imposto pela pandemia, o IF Goiano encontrou espaço virtual para promover momentos de interação por meio de atividades virtuais como lives, palestras e eventos diversos com temas de interesse profissional, cultural, pessoal e psicológico, a fim de acolher e valorizar servidores e estudantes, na tentativa de tornar este momento menos difícil.

 

IF Goiano - O ano de 2021 também parece ser uma incógnita com relação às possibilidades de retorno às atividades presenciais. Quais as diretrizes o IF Goiano irá seguir para este ano?

Elias - Mesmo reconhecendo que atividades não presencias no âmbito do IF Goiano são exitosas e garantem a continuidade da missão institucional e social de ofertar ensino gratuito e de qualidade, o que esperamos, otimistas e confiantes para 2021, é o avanço da vacinação e o alcance da real possibilidade do retorno às atividades presencias, sempre resguardando a segurança e a preservação da vida.

Somos conscientes de que o IF Goiano tem feito tudo ao seu alcance para manter a Instituição funcionando, porém sabemos que nada substitui o convívio interpessoal. Estamos passando, e ainda passaremos, por muitos percalços, mas nossa esperança é a de que dias melhores virão. Não posso perder a oportunidade de conclamar toda a comunidade acadêmica a experimentar, nesse momento, de forma deliberada, a nossa determinação focada no desejo construtivo de dar o nosso melhor, já que, com bem diz Paulo Freire, nossa prática transforma as pessoas e, por conseguinte, o mundo. Para finalizar repito algo que tem sido constante em minhas falas: é proibido desistir!

 

Diretoria de Comunicação Social

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