Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > Série de pesquisas propõe nova equação de chuvas para Goiânia
Início do conteúdo da página
Engenharia

Série de pesquisas propõe nova equação de chuvas para Goiânia

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 04 de Janeiro de 2022, 14h44 | Última atualização em Segunda, 10 de Janeiro de 2022, 12h20

Ferramenta possibilita aprimoramento, prevenção e tomada de decisões em relação a temas como controle das inundações, abastecimento/racionamento de água, irrigação e erosões.

Túnel da Avenida Araguaia alagado, em Goiânia. Foto: Antônio Pasqualetto
Túnel da Avenida Araguaia alagado, em Goiânia. Foto: Antônio Pasqualetto

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Trindade está realizando uma série de pesquisas destinadas a uma nova equação de chuvas para Goiânia. A equação utilizada atualmente, conforme a Lei Orgânica da Capital, é de 1999. Essa ferramenta matemática possibilitará aprimoramento, prevenção e tomada de decisões em relação a temas como o controle das inundações, abastecimento e racionamento de água, irrigação e erosões do solo na cidade. 

A equação de chuvas relaciona três grandezas que caracterizam as precipitações: intensidade, duração e frequência. A ferramenta é necessária para várias atividades de planejamento hídrico que atenda as áreas como drenagem urbana, agrícola, projetos de irrigação, controle das inundações, abastecimentos, racionamento de água, erosões do solo. Além disso, é essencial para obras hidráulicas bem-sucedidas, como barragens e represamentos. 

Para desenvolver a nova equação de Goiânia foram feitas três pesquisas até o momento. A primeira analisou o comportamento das chuvas na Capital no período de 2009 a 2019, com dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A segunda pesquisa elaborou uma equação matemática para proporcionar maior segurança no dimensionamento da vazão de projetos pluviais (água da chuva) da capital goiana. Já o terceiro projeto, em desenvolvimento, busca pesquisar a calibração dos parâmetros e aplicações da equação. 

“Nesta etapa, estamos trabalhando na ampliação do período de análise do comportamento das chuvas para 30 anos. A intenção é aprimorar a equação matemática o mais próximo possível da realidade atual”, frisa a orientadora do projeto, a professora doutora em Ciências Ambientais Maria Socorro Duarte da Silva Couto. Ela lembra que a equação de chuva é uma ferramenta que precisa de atualização conforme as transformações da cidade.   

“Nossas pesquisas com a equação de chuva buscam ser um passo adiante para políticas públicas com investimento na atualização ferramentas como novos pontos de medição de precipitação e até a elaboração de um Plano Diretor de Drenagem Urbana”, ressalta o co-orientador do estudo, professor doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vinicius Otto de Aguiar Ritzmann Marzall. Os estudos do IF Goiano são patrocinados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Reconhecimento – O projeto de pesquisa do Campus Trindade ficou em terceiro lugar na categoria Graduação do III Integra IF Goiano. O evento ocorreu na semana passada e premiou os três primeiros colocados, entre vários eixos temáticos, dos trabalhos inscritos. “A premiação foi uma surpresa, pois não temos a mesma estrutura física dos campi mais antigos da Instituição para desenvolver pesquisas, o que nos traz muita motivação”, comenta Maria Socorro.

Diretoria de Comunicação Social, com Ascom/Campus Trindade

registrado em:
Fim do conteúdo da página