Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano inicia fase piloto do Programa de Gestão
Teletrabalho

IF Goiano inicia fase piloto do Programa de Gestão

Publicado: Quinta, 10 de Fevereiro de 2022, 16h33 | Última atualização em Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 10h54

Objetivo é incentivar cultura do planejamento, produtividade e promover redução de custos.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) iniciou, nesta semana, a modalidade piloto do Programa de Gestão. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Economia que possibilita o teletrabalho dos servidores, ou seja, a execução parcial ou integral do trabalho remoto e, consequentemente, a dispensa do controle de frequência. O IF Goiano é a primeira instituição de ensino goiana a aderir a essa modalidade. No total, 105 servidores de todos os campi e da Reitoria participam dessa etapa inicial.

O Programa de Gestão oferece a possibilidade de o participante realizar suas atividades laborais fora das dependências do Instituto, desde que providencie a estrutura física e tecnológica necessárias. Exige, porém, o planejamento das atividades na integralidade da jornada de trabalho. Todas elas precisam ser homologadas pela chefia imediata e posteriormente comprovadas pelo servidor participante sob a forma de entregas.

O objetivo da iniciativa é incentivar a cultura do planejamento, além de promover a produtividade e a redução de custos no poder público. A expectativa, conforme a diretora de Gestão de Pessoas substituta do Instituto, Ana Maria Resende, é que o IF Goiano atue de maneira mais estratégica, com foco no desempenho das atividades, economia e flexibilidade.

A validade do piloto é de três meses, havendo necessidade de aprovação em novo edital para a continuidade do programa. O participante poderá ser desligado a qualquer momento, voluntariamente ou caso não cumpra com as responsabilidades previstas em regulamento.

Pioneirismo - O plano de trabalho e as entregas são enviados e registrados  no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), utilizado para diversos serviços relacionados aos servidores. O Instituto Federal Goiano, de forma pioneira, implementou nesse sistema soluções para o Programa de Gestão e que atenderão todos os institutos federais do país, a pedido da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). A ferramenta, assim como o programa de modo geral, também passa por avaliações e adaptações para futuras melhorias.

Histórico - O Programa de Gestão foi mencionado pela primeira vez no Decreto 1590/1995. Desde então, alguns órgãos buscaram implantá-lo de forma isolada e descentralizada. Em 2018, surgiu a primeira normativa do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec), a IN 1/2018, porém, as regras impostas eram burocráticas e havia muitas restrições quanto à aplicabilidade. Então, em 2020, o Ministério da Economia publicou a IN nº 65 e trouxe um novo entendimento a respeito do Programa de Gestão, o que permitiu aos órgãos maior autonomia para sua implantação.

Acesse página do Programa de Gestão do IF Goiano

Diretoria de Comunicação Social