Página inicial > Últimas Notícias > Protagonismo da Educação frente aos desafios do mundo é tema da abertura do evento
II Semana da EPT

Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 14h55 | Última atualização em Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 09h18

II Semana Nacional da EPT  ocorreu entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

imagem sem descrição.

O Ministério da Educação promoveu na tarde desta quarta-feira,30 a abertura da segunda edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, com o tema: inovação e tecnologia. O evento acontece dentro da 19ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) e reúne atividades como oficinas, apresentações culturais, palestras, mostra tecnológica e apresentações de trabalhos.

Durante o o evento, o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, destacou a importância e lugar estratégico da educação na construção de soluções diante dos grandes desafios do futuro. Elias, que esteve na cerimônia representando o Conselho Nacio"Apenas por meio da Educação podemos discutir e sanar problemas como a degradação do meio ambiente, utilização de energias renováveis e outros desafios que nós, como humanidade, enfrentaremos nos próximos anos", diz.

Segundo o ministro da Educação, Victor Godoy, tem se trabalhado para que seja ampliado o ensino técnico profissional em todo o Brasil. “Neste ano, nós demos um passo fundamental para o fortalecimento do ensino profissional e tecnológico no Brasil. Nós iniciamos a implantação do novo ensino médio. E uma das características do novo ensino médio é uma maior participação do jovem na escolha do seu futuro. Uma das trilhas possíveis de escolha é justamente a formação técnica e profissional”, disse.

A segunda edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica tem como objetivo ser referência nacional no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, promovendo a divulgação, integração, interação e intercâmbio das ações, projetos, pesquisas e instituições sobre essa modalidade educacional, envolvendo todos os agentes atuantes. Além disso, o evento também tem a finalidade de proporcionar mais conhecimento e ampliar as discussões sobre temas relacionados à educação profissional e tecnológica, fortalecendo a comunicação para diversos públicos e aumentando sua atratividade e reconhecimento social. essa edição tem como foco dois alicerces da educação profissional e tecnológica: a inovação e a tecnologia, e busca envolver todos os estudantes e agentes que atuam nas instituições educacionais.

Participação do IF Goiano - Além de participar da solenidade de abertura, a Instituição teve, também trabalhos expostos em estande no evento. Um dos destaques da Instituição foi o laboratório móvel do Campus Ceres, intitulado Baú da Ciência. O caminhão traz experimentos das áreas de Robótica, Química, Física e Biologia. Este foi o primeiro evento nacional do projeto desde seu lançamento, em agosto deste ano. Até então, só havia percorrido cidades do entorno do Vale de São Patrício.

Além do Baú da Ciência, o IF Goiano ainda contribuiu com a programação do evento com demonstração de projetos no estande da Rede Maker, com projetos desenvolvidos nos Lábios IF Maker da Instituição. No estande institucional, o IF Goiano dividiu-se em duas rodadas de apresentações de ações desenvolvidas na Instituição.

Entre a segunda  e quarta-feira, estiveram presentes as unidades de Ceres, Urutaí, Ipameri, Iporá e Morrinhos. Na quinta-feira, o estande do IF Goiano apresentou projetos das unidades de Rio Verde, Posse, Hidrolândia e outros projetos de Ceres. A Instituição também contribuiu com as apresentações culturais do evento, com participação da banda Metaverso, formada por estudantes e servidores do Campus Iporá.

Saiba mais:
Diversas atrações nos últimos dias da Semana Nacional de EPT