Página inicial > Últimas Notícias > Instituto leva equipe a evento na França

Instituto leva equipe a evento na França

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 11h38 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 11h37

Professor e estudantes do Campus Ceres participam de Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade.

Grupo conheceu três cidades e retorna ao Brasil no dia 3 de novembro

Um docente e cinco estudantes do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) estão na França para representar a Instituição no Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade. O evento está sendo realizado até quinta-feira, 27, com o tema Papel da Humanidade e das Ciências nas Transições Agroecológicas e Sociais.

A equipe é composta pelo professor Matias Noll e os estudantes Luís Fernando Monteiro, Lauryane Fonseca Terra, Lázaro Furtado Carrilho Neto, Rayssa Ribeiro Miranda e Diogo Rabelo Dorneles. Eles cursam, respectivamente, o técnico em Informática para Internet, Agropecuária e Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio. Também são membros do grupo de pesquisa sobre Saúde da Criança e do Adolescente (GPSACA).

A comitiva está na França desde 19 de outubro, iniciando a jornada com atividades integradas à instituição que está financiando a viagem, o Lycee Etienne Restat. Na ocasião, os estudantes apresentaram o IF Goiano e as atividades que lá desempenham.  Conheceram, ainda, os laboratórios do Liceu, que fica na cidade de Sainte-Livrade-sur-Lot.

Já no final de semana, em folga acadêmica, os alunos aproveitaram para conhecer Villeneuve/lot-France e ter contato com a cultura local. Esta semana, seguem envolvidos com a programação do evento, em Bourges, e retornam ao Brasil no dia 3 de novembro.

A equipe foi selecionada por meio de edital conduzido pela Unidade de Assuntos Internacionais do IF Goiano, que disponibilizou para cada membro a quantia de 15 mil reais, valor que está sendo gasto com deslocamento e seguro saúde de cada contemplado. Alojamento e alimentação serão oferecidos a parte pela instituição francesa. Demais gastos particulares serão de responsabilidade individual.

Para Matias, participar do evento representa um momento importante para refletir sobre temáticas emergentes e, também, oportunidade de estabelecer parcerias, fortalecendo a internacionalização da Instituição. “As discussões propostas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  da ONU [Organização das Nações Unidas], contribuindo com a saúde e bem-estar da população, o acesso à educação, a redução de desigualdade e, ainda, protegendo o meio ambiente e clima”, relata.

Os estudantes são só empolgação com a viagem. “Estou animada para nossa apresentação científica, uma vez que o tema se conecta ao meu curso técnico, e interessada em saber como poderemos desempenhar um papel vital nas mudanças globais atuais”, destaca Lauryane. “Super curioso para explorar como a ciência e a sociedade podem se unir para enfrentar desafios”, comemora Lázaro.

Após o retorno da equipe, os estudantes elaborarão um seminário no Campus Ceres para todo o público, a fim de compartilhar e divulgar as experiências adquiridas ao longo do evento. Além disso, incentivar os demais colegas a participarem de atividades de pesquisa, iniciação científica, extracurriculares e eventos disponibilizados tanto pela Instituição quanto internacionais.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: