Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano impulsiona pesquisa em Reprodução Animal liderada por especialista moçambicano
Início do conteúdo da página
INTERNACIONALIZAÇÃO

IF Goiano impulsiona pesquisa em Reprodução Animal liderada por especialista moçambicano

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 25 de Março de 2024, 19h00 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2024, 15h12

A parceria evidencia o fortalecimento da cooperação Sul-Sul, colaboração técnica entre países em desenvolvimento, unidos por desafios e experiências compartilhadas.


O Instituto Federal Goiano recebeu, na tarde desta segunda-feira (25), o pesquisador moçambicano Abílio Changule, mestrando em Reprodução Animal em Moçambique, que atualmente participa de um programa de mobilidade internacional na instituição. A parceria demostra o crescimento da cooperação Sul-Sul, modalidade de cooperação técnica internacional que se dá entre países em desenvolvimento, que compartilham desafios e experiências semelhantes. A vinda do pesquisador é fruto do protocolo de intenções realizado entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e a Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional (SEETP) em Moçambique, além da articulação da Assessoria Internacional do IF Goiano.

Abílio agradeceu a receptividade e lembrou que estar no IF Goiano foi uma escolha bem pensada. "Eu escutei muitos amigos pesquisadores enaltecerem a instituição quando estiveram aqui na cooperação realizada em 2017/2018. Não tinha outro lugar que eu queria estar a não ser aqui", destaca. Para ele, o IF Goiano tem os instrumentos necessários que subsidiarão sua pesquisa, além de destacar a disposição dos professores em repassar seus conhecimentos. O moçambicano, que já esteve no Campus Urutaí e também visitará os campi de Ceres, Morrinhos e Rio Verde, também ressaltou a sua admiração pela cultura brasileira e como se sente abraçado e grato pela oportunidade. "Estou realizando um sonho de infância".

A sessão diplomática contou com a presença virtual da assessora internacional do CONIF, Ana Carolina Oliveira e o coordenador Geral do Fórum dos Assessores Internacionais da Rede Federal (Forinter). O reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, enfatizou a importância de se intensificar as parcerias com os países fora do circuito América do Norte - Europa. "A internacionalização cumpre um papel de formação integral e intercultural. Nesse contexto de parceria com Moçambique, o intuito é reforçar a troca de saberes e a diminuição das desigualdades por meio da inclusão social, abrindo novas oportunidades", afirma o reitor.

A coordenadora da Assessoria Internacional do IF Goiano, Lídia Morais, explica que essa parceria busca, não só fortalecer as relações existentes entre Moçambique e Brasil, mas também explorar novos caminhos de colaboração em áreas-chave como ensino, pesquisa, extensão e inovação. Ela destaca a importância das colaborações internacionais e como elas abrem caminhos e novas visões profissionais e, até mesmo, perspectivas de vida. "Se a gente acreditar na internacionalização, ela se torna, de fato, emancipatória para todos os envolvidos no processo", finaliza.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página