Página inicial > Últimas Notícias > Música, discursos e palestras dão início à Agro Centro-Oeste Familiar 2016

Música, discursos e palestras dão início à Agro Centro-Oeste Familiar 2016

Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2016, 14h42 | Última atualização em Quinta, 28 de Abril de 2016, 10h31

Essa edição é realizada no IF Goiano - Campus Urutaí entre os dias 27 e 29 de abril.

Com uma apresentação emocionante de músicas brasileiras, como "Chico Mineiro" e "Menino da Porteira", a Orquestra de Violões Nova Vida, da cidade de Catalão (GO), iniciou oficialmente as atividades da 14ª edição da Feira Agro Centro-Oeste Familiar. O evento tem como objetivo desenvolver ações que promovam o incentivo à produção agrícola por meio da valorização das potencialidades regionais e locais.

Logo após, autoridades e parceiros da Feira foram convidados a compor o palanque montado no palco do auditório do Centro de Eventos Nilo Peçanha, local de realização da cerimônia de abertura.

Iniciando os discursos, o presidente da Comissão Geral Organizadora da Feira, Eduardo Viana, também diretor de Extensão do IF Goiano - Campus Urutaí, explicou que o evento, que foi construído de forma coletiva por mais de 40 parceiros, tem como sede um espaço público e democrático que nesses dias oferecerá a oportunidade aos participantes de se capacitar, trocar experiências, comercializar produtos e, consequentemente, de valorizar o segmento da agricultura familiar.

A Central Única dos Trabalhadores no estado de Goiás (CUT-GO) foi representada na solenidade pelo seu presidente Mauro Rubem. Ao afirmar que a entidade defende o direito à alimentação e à terra, ele salientou que a escolha de Urutaí para sediar a Agro Centro-Oeste é acertada, já que aqui é um berço de formação de mão-de-obra para atuação na agricultura familiar.

Em sua fala, a diretora de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado de Goiás (Fetaeg), Sueli Pereira e Silva, enfatizou que é a partir da exposição dos produtos que se melhora as condições de comercialização da agricultura familiar e que, sem assistência técnica aos agricultores e assentados da reforma agrária, responsáveis por mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa do consumidor brasileiro, não é possível se produzir com dignidade.

O chefe de Serviço do Meio Ambiente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Marcelo Goschi, na ocasião, representando o superintendente regional do Incra, Jorge Tadeu Jatobá, ressaltou que a Feira é um espaço de discussão em prol do crescimento da agricultura familiar, que é uma pauta muito importante para Goiás e para o Brasil. Acrescentou ainda que os movimentos sociais precisam participar dos debates promovidos no evento, de onde devem sair encaminhamentos assertivos sobre o tema.

Pelo Governo de Goiás, falou o superintendente executivo da Agricultura, Antônio Flávio Camilo de Lima, que destacou a importância da assistência técnica aos agricultores e também da efetividade das políticas públicas destinadas ao setor.

O diretor-geral do IF Goiano - Campus Urutaí, Gilson Dourado, proferiu palavras de agradecimento aos parceiros e servidores envolvidos na organização da Feira e enfatizou aos presentes que é uma honra recebê-los aqui.

Para finalizar a parte dos discursos, o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, também agradeceu o apoio dos diretores-gerais dos campus da instituição e parceiros da Agro Centro-Oeste, que é fruto de um trabalho de equipe que faz a diferença na vida dos agricultores e estudantes por meio da capacitação.

Na ocasião, foram lançados o livro "Mulheres Mil na prevenção da obesidade e diabetes", de autoria de Norivan Lustosa Lisboa Dutra (SETEC/MEC); e as cartilhas "Sementes Crioulas" e "Adubação Verde", do professor Milton Sérgio Dornelles (IF Goiano).

Em seguida, foram proferidas as palestras "O Direito Humano à Alimentação Saudável", por Maria Rita Marques de Oliveira (UNESP/BOTUCATU) e "Políticas Públicas de Inserção da Agroecologia na Agricultura Familiar", por Claudia Job Schmitt (CPDA/URRJ).

E a edição 2016 da Feira Agro Centro-Oeste Familiar só está começando! Confira mais informações em www.ifgoiano.edu.br/agrocentro e também no www.facebook.com/agrocentrooeste .

Assessoria de Comunicação Social - Campus Urutaí

registrado em: