Instituto promove evento sobre políticas linguísticas e internacionalização
O objetivo do evento é trazer a membros da comunidade escolar, sobretudo professores da área das linguagens e representantes da Rede Goiana de Educação Internacional, informações acerca da temática no âmbito institucional.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) promove no dia 28 de março, na Reitoria, em Goiânia, o Seminário de Políticas Linguísticas e de Internacionalização da Instituição. O objetivo do evento é trazer a membros da comunidade escolar, sobretudo professores da área das linguagens e representantes da Rede Goiana de Educação Internacional, informações acerca da temática.
O evento será restrito a esse público e ocorrerá de forma presencial, das 14 às 16 horas. O IF Goiano tem institucionalizado políticas linguísticas e de internacionalização, que estão se consolidando juntamente com projetos específicos de formação continuada de Português como Língua Estrangeira. Nesse sentido, discutirá a contextualização e a importância dessas ações, por meio de servidores/gestores da Reitoria e convidados de campus.
A Política Linguística do IF Goiano está em fase de tramitação no Conselho Superior do IF Goiano. O documento prevê a possibilidade de criar cursos, núcleos e centros de línguas, além de ações, programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão. “Ela vai caminhar junto com a Política de Internacionalização, respaldando-se mutuamente, mas também porque a área de linguagens é emancipatória e uma lacuna que a Instituição tinha em âmbito institucional”, justifica Lídia Morais, coordenadora da Assessoria Internacional do IF Goiano.
Diante disso, a proposta embrionária da formação continuada é voltada a atender professores visitantes dos cursos de mestrado e parceiros do IF Goiano de outras instituições de ensino estrangeiras, como a Universidade da Colômbia. A ideia é, também, que dentro do programa haja formação de professores de Línguas da Instituição, além de curso de Educação a Distância, via Centro de Referência (Cerfor) para certificação de estrangeiros.”Muitos precisam de certificados de proficiência para finalidades acadêmicas ou de trabalho”, explica Mirelle Amaral, responsável pelas ações nessa frente.
Confira programação:
14h – Abertura do evento (reitor Elias Monteiro)
14h15 – Contextualização das políticas linguísticas e políticas de internacionalização (Joseany Rodrigues Cruz - diretora do Cerfor e Lídia Maria dos Santos Morais - coordenadora da Assessoria Internacional)
14h45 - A importância das ações linguísticas no IF Goiano - Sarah Suzane Bertolli - coordenadora da Editora IF Goiano
15h15 - Formação continuada do Português como Língua Estrangeira (Mirelle Amaral de São Bernardo - coordenadora das ações de formação continuada do Português como Língua Estrangeira)
16h - Encerramento (Lídia Maria dos Santos Morais - coordenadora da Assessoria Internacional)
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais