Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano amplia internacionalização com cursos de Espanhol e Português
Início do conteúdo da página
Idiomas

IF Goiano amplia internacionalização com cursos de Espanhol e Português

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 25 de Agosto de 2025, 08h50 | Última atualização em Segunda, 25 de Agosto de 2025, 11h13

Iniciativa aproxima estudantes e docentes do Brasil e da Colômbia em ambiente de aprendizagem intercultural, de maneira remota.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) finalizou as aulas dos cursos de Espanhol e Português, ofertadas em parceria com a Unitec e a Universidad Simón Bolívar (Unisimón), ambas instituições da Colômbia. A iniciativa integra o projeto Ensino Mutualidade Português-Espanhol e se destaca por proporcionar um espaço de trocas culturais entre estudantes e servidores brasileiros e colombianos, sem a necessidade de deslocamento entre os países.

As aulas, ministradas no primeiro semestre de 2025, de forma remota, foram conduzidas por professores das instituições parceiras. Do lado colombiano, estudantes tiveram contato com o idioma português, enquanto no Brasil, estudantes e servidores do IF Goiano puderam aprender espanhol. Para o professor Sidney de Souza, do Campus Hidrolândia e coordenador institucional do projeto, a iniciativa amplia horizontes ao unir ensino de línguas e vivência cultural. Segundo ele, a experiência foi enriquecedora justamente por possibilitar a interculturalidade em sala de aula virtual. “Nessa perspectiva, o IF Goiano, se mostrou como uma instituição que prima pelo ensino de línguas e pela formação global de seus estudantes”, destaca.

A mesma percepção é compartilhada pelo professor do Campus Posse e participante do curso, Dayvid Souza. Ele avalia que a atividade foi enriquecedora nos aspectos acadêmico e cultural, reforçando o compromisso do IF Goiano com uma educação integradora e de qualidade. Para ele, o aprendizado de línguas estrangeiras representa um investimento estratégico em um mundo conectado, abrindo portas para intercâmbios e colaborações internacionais. “Para quem busca uma formação diferenciada e multidisciplinar, esse curso é um grande passo”, afirma.

A experiência também marcou os estudantes do IF Goiano. O aluno do curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Campus Hidrolândia, Lucas Jesus de Sá, conta que ampliou seu vocabulário, aprendeu expressões e melhorou a pronúncia em espanhol, destacando sua satisfação em perceber avanços na comunicação. Já Ana Laura, também estudante do curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Campus Hidrolândia, ressalta que as aulas online foram claras e diretas, conduzidas de forma animada pela professora. Para ela, o fato de as aulas serem ministradas integralmente em espanhol contribuiu para uma imersão mais intensa.

Na Colômbia, a vivência com o português também foi avaliada de forma positiva. O estudante de Comércio e Negócios Internacionais da Unisimón, Daniel Alejandro Longarte, destacou que o curso foi bem estruturado e focado em situações reais de comunicação, o que lhe deu mais confiança para falar a língua. Segundo ele, “as aulas foram dinâmicas e superaram as expectativas, tornando o aprendizado prático e envolvente”.

A professora da Universidad Simón Bolívar, Julieth Paola Acevedo, reforça a relevância da iniciativa. Para ela, o curso virtual de português ofereceu uma oportunidade valiosa de aprendizado dinâmico e interativo, além de ampliar o conhecimento dos estudantes colombianos sobre a cultura brasileira.

Ao promover um ambiente de ensino que une tecnologia, idiomas e cultura, o IF Goiano reafirma seu compromisso com a internacionalização da educação. O desempenho positivo do projeto fortalece a parceria com a Unitec e a Unisimón e consolida a instituição como promotora de experiências acadêmicas globais, acessíveis a sua comunidade.

 

Diretoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página