Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano adere ao Sistema Universidade Aberta do Brasil
EaD

IF Goiano adere ao Sistema Universidade Aberta do Brasil

Publicado: Terça, 03 de Julho de 2018, 09h23 | Última atualização em Sexta, 20 de Julho de 2018, 12h42

Instituto oferecerá curso de Pedagogia em EPT, na modalidade a Distância. Projeto é gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio de adesão ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecerá curso de Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), na modalidade à distância. A previsão é que o edital de seleção seja publicado em agosto.

O curso será ofertado em Rede por 12 Institutos Federais do país. Serão ofertadas 500 vagas, distribuídas entre os pólos da UAB em Goiás: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Hidrolândia, Iporá, Cristalina, Iporá, Urutaí, Campos Belos e Santo Antônio do Descoberto.  O início das aulas está previsto para outubro.

De acordo com a Coordenação de Educação a Distância do IF Goiano, as vagas foram distribuídas pela Capes após chamada para articulação de cursos superiores na modalidade EaD no âmbito da UAB. O edital visou a seleção de propostas de Instituições Públicas de Ensino Superior integrantes do Sistema para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância, com vagas prioritárias para cursos na área de Formação de Professores em atendimento à Política Nacional de Formação de Professores, conforme Decreto 8.752, de 9 de maio de 2016.

UAB - É um sistema instituído pela Capes com o objetivo de desenvolver a modalidade de educação a distância, expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País. De acordo com a Coordenação, a meta prioritária da UAB é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, por isso, as ofertas de vagas são prioritariamente voltadas para a formação inicial de professores da educação básica.

Com a UAB, a Capes busca também fomentar a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoiar pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de educação a distância em localidades estratégicas.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: