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Gestão

Política de Comunicação começa a ser construída

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Publicado: Quinta, 19 de Março de 2020, 16h55 | Última atualização em Segunda, 23 de Março de 2020, 10h23

Trabalhos de construção da Política de Comunicação do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) começaram nesta semana. Toda a comunidade pode participar da elaboração desse importante instrumento de gestão.

Trabalhos estão sendo acompanhados pelo professor Wilson Bueno, que participou da construção de políticas de três Institutos Federais
Trabalhos estão sendo acompanhados pelo professor Wilson Bueno, que participou da construção de políticas de três Institutos Federais

O lançamento do início dos trabalhos de construção da Política de Comunicação do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) teve início na terça-feira, 17. A reunião ocorreu no auditório da reitoria do Instituto, com transmissão ao vivo pela internet. A gravação está disponível no canal do You Tube da Instituição (veja abaixo).

Em respeito às medidas de proteção ao Covid-19, a orientação geral foi para que a comunidade assistisse de casa, evitando o deslocamento e a aglomeração de pessoas. Durante a apresentação do projeto, o jornalista Wilson Bueno, que assessora a Instituição nesse trabalho, explicou que a Política de Comunicação é um conjunto de estratégias e diretrizes para manter e melhorar os relacionamentos do IF Goiano com os públicos com os quais precisa e deseja dialogar. O jornalista também é professor sênior da Universidade de São Paulo (USP) e  participou da criação das políticas da Embrapa – a primeira do país – e de três outros Institutos Federais.

O reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, reforçou na reunião os valores democráticos do processo de construção e da política de comunicação em si, convidando toda comunidade do IF Goiano a participar. “Essa política vai democratizar a comunicação, dando transparência, mostrando onde queremos chegar e qual o caminho que vamos percorrer para isso”, declarou.

O professor Wilson Bueno reiterou que a participação da comunidade é um pressuposto básico da construção de uma boa política de comunicação. “As pessoas se comprometem durante o processo, participam, colaboram e, portanto, estarão mais dispostas a aplicar as diretrizes, posturas e ações definidas pela política”, explicou ele.

A construção da Política de Comunicação do IF Goiano está prevista para ocorrer em um período de sete meses. Uma comissão formada por servidores da Comunicação e de diversas outras áreas que compõem o Instituto (Ensino, Pesquisa, Extensão, Administração, Gestão de Pessoas e Tecnologia da Informação) acompanham os trabalhos de forma permanente. 

Segundo a presidente dessa comissão, a jornalista Juliana Luiza, poucas instituições de ensino dispõem desse instrumento. “Na Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica, por exemplo, somente 13 das 38 autarquias, além do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica têm políticas de comunicação explícitas”, explicou ela.

Como funcionará - Durante o processo, haverá diversas reuniões temáticas para debates com alunos, servidores, gestores, terceirizados e convidados sobre formas de melhorar a comunicação do Instituto. Além disso, serão disponibilizados para consulta pública os documentos gerados a partir de cada reunião temática. Com isso, o IF Goiano esperar tornar o processo uma construção coletiva, que integre os diversos agentes que formam a Instituição.

As primeiras reuniões temáticas ocorreram na quarta-feira, 18, e tratou dos temas públicos estratégicos e campanhas de ingresso de estudantes Instituto, com a participação de alguns servidores diretamente ligados ao tema e um estudante. Em breve, um texto prévio sobre o assunto será analisado pela comissão e disponibilizado para consulta pública, na página criada especificamente para este fim (veja link abaixo). Ao final desses trabalhos, o texto irá compor a Política de Comunicação do IF Goiano.

Cabe ressaltar que as diretrizes definidas pela comunidade devem sempre estar alinhadas aos objetivos estratégicos da autarquia, dispostos em normativos institucionais como a Lei de criação dos IFs, Estatuto, Regimento e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O texto final da Política passará por aprovação das instâncias decisórias do IF Goiano.

Após esta etapa, haverá um plano para sua implementação, com indicação de objetivos a serem cumpridos a curto, médio e longo prazos. Em geral, uma política recomenda a produção de manuais e guias para dar conta das atividades específicas de comunicação, como o relacionamento com a mídia, a atuação nas redes sociais e a promoção de eventos, entre outros.

 

Saiba mais sobre a Política e participe

 

Assista ao lançamento dos trabalhos

 

Diretoria de Comunicação Social e Eventos
Jornalistas responsáveis: Karen Terossi e Juliana Luiza

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